2 - Minha Vida Financeira – BACEN !

2 - Minha Vida Financeira – BACEN !

Caras/os Leitoras/es

Em continuidade ao post de 30/08/2020, quando foi informado que o Banco Central do Brasil (BACEN) disponibiliza, gratuitamente, relatórios com informações que podem nos ajudar muito no dia a dia como cliente do sistema financeiro, os quais estão disponíveis em (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/minhavidafinanceira). Será apresentado, na sequência, o Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS) sobre contas correntes e relacionamentos com bancos:

► O que é o Relatório de Contas e relacionamentos em bancos (CCS)

⇒ “É um relatório, de natureza cadastral, que abrange os relacionamentos mantidos pelos clientes (pessoa física ou jurídica) ou representantes legais com bancos e outras instituições autorizados a funcionar pelo Banco Central (BC). As informações desse relatório são extraídas do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS), base de dados mantida pelo BC, a partir das informações fornecidas pelas instituições financeiras. Além de contas, o relatório abrange outros relacionamentos, como investimentos, aplicações e outros ativos. O relatório não contém dados de movimentação financeira ou dívidas.”

► Como este relatório pode ser útil para as pessoas físicas e jurídicas que utilizam os bancos do Sistema Financeiro?

⇒ “O relatório permite a pessoas físicas e representantes de pessoas jurídicas:

(i) acessar dados próprios,

(ii) verificar a ocorrência de uso indevido de CPF ou CNPJ e,

(iii) buscar relacionamentos bancários de pessoa falecida para fins de inventário.”

► O relatório contém as seguintes informações sobre o relacionamento dos clientes com as instituições autorizadas pelo BC:

(i) “identificação do cliente ou de seus representantes legais e procuradores;

(ii) instituições financeiras nas quais o cliente mantém seus ativos ou investimentos;

(iii) datas de início e, se for o caso, de fim de relacionamento com a instituição.”

► Um exemplo do Relatório CCS - Para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica:

► O BACEN ainda informa que:

⇒ “a responsabilidade pelos dados do relatório é das instituições com as quais você mantém ou manteve relacionamento. São elas as responsáveis por todas as inclusões e correções da base de dados (CCS) da qual são extraídos os dados do relatório;

⇒ as informações do relatório são atualizadas diariamente pelas instituições financeiras por meio de arquivos eletrônicos transmitidos durante a noite. Contudo, o arquivo enviado contém os dados de relacionamento com uma defasagem de até dois dias úteis em relação ao cadastro de contas da instituição financeira.

⇒ no caso de encerramento de um bem, direito ou valor (exemplo: conta corrente), não necessariamente isso indicará que houve o fim do relacionamento, pois o cliente pode ter mantido algum outro produto contratado (exemplo: conta poupança). Para que ocorra o fim do relacionamento, todos os produtos devem ser encerrados de modo que não haja mais qualquer vínculo entre o cliente e a instituição financeira.

⇒ as instituições com as quais você mantém ou manteve relacionamento são responsáveis pela exatidão e pela tempestividade no fornecimento das informações do relatório. Nesse sentido, qualquer necessidade de eventual alteração de informações constantes no relatório deve ser dirigida à instituição que promoveu os registros.”

Caso o cliente ainda tenha dúvidas, ele pode registrá-la no fale conosco do Banco Central do Brasil (BACEN), que está disponível em (https://www3.bcb.gov.br/faleconosco/#/login/registrar?natureza=1&tipo=3)

Na próxima semana, apresento mais relatórios.

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