2 – Onda de comércio eletrônico e tempo de conexão maior das pessoas demanda cuidados redobrados !

2 – Onda de comércio eletrônico e tempo de conexão maior das pessoas demanda cuidados redobrados !

Caras/os Leitoras/es

Em continuidade ao post da semana passada (01/08), apresento mais dicas do Banco Central do Brasil (BACEN), que é a autoridade monetária do País, é comunicada ou participa da prevenção de várias modalidades de fraudes existentes no sistema financeiro ou comércio eletrônico (quando utilizam meios de pagamentos), motivo pelo qual elaborou um conjunto de dicas para os usuários se precaverem neste momento e, também no futuro.

► “Desconfie de links que prometem soluções financeiras: Nesse momento de dificuldades, tome bastante cuidado ao receber telefonemas ou mensagens oferecendo soluções financeiras, como renegociação de dívidas, ofertas de emprego, saque de FGTS, seguro desemprego ou programas de renda emergencial. Não responda a mensagens, nem clique em links enviados por desconhecidos, ou que tenham aparência estranha (muito extensos ou de sites desconhecidos, por exemplo). Tenha especial cuidado com arquivos com final “.exe”. Isso significa que é um arquivo executável, isso quer dizer que ele pode instalar um programa no seu celular ou computador e roubar seus dados. Caso tenha qualquer dúvida, ignore o link e procure diretamente a empresa por meio de seu site oficial na internet.”

► “Veja se o remetente é um órgão de governo ou alguém confiável: Preste muita atenção nos remetentes e se certifique de que as ofertas estão vindo dos canais corretos. Por exemplo, uma notícia sobre auxílio emergencial deve vir do Ministério da Cidadania ou da Caixa. Uma boa dica é prestar atenção no endereço do site ou de quem enviou a mensagem: se não há menção à instituição, é um mau sinal.

Endereço que começa com “httpss” e/ou cadeado de segurança são sinais de sites seguros. Evite sites que não comecem com “httpss” ou não tenham um cadeado de segurança antes do endereço (você pode encontrar essas informações na barra de endereço do seu navegador, localizado na parte superior).”

► “Formulário recebido por Whatsapp ou e-mail pode ser golpe: Caso você receba uma mensagem no WhatsApp ou por email solicitando qualquer informação sobre você ou o preenchimento de um formulário com dados pessoais para ter acesso a algum benefício, ignore a mensagem e bloqueie o remetente.

As principais fraudes no momento envolvem:

·         Benefício de renda mínima do governo federal;

·         Acesso gratuito a serviços como o Netflix, Now e TVs a cabo;

·         Pacotes gratuitos de internet no celular;

·         Agendamento de testes de coronavírus;

·         Envio de kits e produtos higiênicos gratuitos (álcool em gel, máscaras etc.)”

► “Cuidado extra com ofertas de empréstimos: Golpistas poderão entrar em contato oferecendo empréstimos com condições diferenciadas em nome de bancos ou outras instituições financeiras, exigindo pagamentos prévios (depósitos, transferências etc.) como condição para liberar o crédito. Isso é proibido pelo Banco Central.

Ao receber ofertas de empréstimos:

·         Desconfie de ofertas muito vantajosas ou facilitadas que não exijam garantias, tais como avalistas ou fiadores, ou que não façam consultas a cadastros restritivos (SPC e Serasa, por exemplo).

·         Nunca faça pagamento inicial para obter empréstimos, principalmente em contas de pessoas físicas.

·         Evite contratar empresas desconhecidas. Veja se a instituição que oferta o empréstimo, financiamento ou consórcio é autorizada a funcionar pelo Banco Central (consulte a lista aqui).”

As orientações são básicas, fáceis de implementar, basta ter um pouco de cuidado ao navegar na internet, seja por computador, tablet, notebook ou celular.

Mais informações estão disponíveis na página do BACEN (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/emtemposdecoronavirus).

Na próxima semana, apresento mais dicas desse assunto.

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