2) PGBL – VGBL – Benefício Definido – Contribuição Definida/Variável e a Previdência Complementar

2) PGBL – VGBL – Benefício Definido – Contribuição Definida/Variável e a Previdência Complementar

Caras/os Leitoras/es,

Uma dúvida recorrente quando as pessoas resolvem contratar uma previdência complementar é quanto as siglas PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) – VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre) – Benefício Definido – Contribuição Definida/Variável, é importante esclarecer que são duas opções de contratação de planos de previdência complementar, abertos ou fechados.

O que são os planos abertos?

São os planos comercializados por bancos e seguradoras, ou seja, são abertos porque podem ser adquiridos por qualquer pessoa ou correntista dessas instituições.

Nos planos abertos é que temos as siglas:

PGBL (as pessoas usufruem do diferimento fiscal previsto no modelo completo da declaração de ajuste anual do I.R.P.F - vide exemplo de simulação do benefício de depósitos em previdência privada no post de 26/12/2010 https://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/post/dica-de-como-pagar-menos-imposto-de-renda-em-2011-/, ou seja, a alíquota do I.R. incide sobre o valor a ser resgatado ou recebido sob a forma de renda); e,

VGBL (quando do recebimento de resgate ou indenização sob a forma de renda ou pagamento único, a alíquota do I.R incidirá sobre a diferença positiva entre esse valor e o somatório dos respectivos prêmios pagos)

E qual a diferença entre PGBL e VGBL?

Basicamente a diferença é em relação ao imposto de renda:

1) para as pessoas que utilizam o modelo simplificado de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) o VGBL é o mais indicado.

2) para as pessoas que declaram o IRPF no modelo completo o mais indicado é o PGBL.

Na próxima semana esclareço os termos Benefício Definido – Contribuição Definida/Variável e em que planos de previdência complementar são utilizados.

Compartilhar: