2 - Relatório de Estabilidade Financeira - palavras e as métricas das crises!

2 - Relatório de Estabilidade Financeira - palavras e as métricas das crises!

Caras/os Leitoras/es

O BACEN (Banco Central do Brasil) realiza, periodicamente, pesquisa de estabilidade financeira, denominada PEF, com 55 instituições financeiras em média, que representam em torno de 93,4% dos ativos do sistema bancário, neste universo de instituições temos bancos públicos, privados nacionais, estrangeiros e privados nacionais com participação estrangeira. Um resumo dessa pesquisa foi publicado do Relatório de Estabilidade Financeira, v. 20, n. 1.

Segundo o BACEN: “A PEF tem como objetivo identificar e acompanhar riscos à estabilidade financeira de acordo com a percepção das entidades reguladas. A pesquisa é respondida por executivos responsáveis pelo gerenciamento estratégico de riscos dessas entidades.”

Um dado interessante divulgado é a “nuvem de palavras”, que são retiradas dos textos enviados pelas instituições financeiras, referente ao risco mais evidente indicado por elas. Em 2020 (Relatório de Estabilidade Financeira, v. 19, n. 1) as palavras inseridas nas 03 pesquisas da figura a seguir referem-se a terceira pesquisa de 2019-T3 (agosto de 2019), a quarta de 2019-T4 (novembro de 2019) e a primeira de 2020- T1 (fevereiro de 2020, notem que algumas palavras perderam a importância e outras ficaram mais em foco (como exemplo o coronavírus):

Notem que em 2021 as palavras inseridas nas 03 pesquisas da figura a seguir referem-se a terceira pesquisa de 2020-T3 (agosto de 2020), a quarta de 2020-T4 (novembro de 2020) e a primeira de 2021- T1 (fevereiro de 2021, tendo havido mudança das palavras da crise que algumas palavras perderam a importância (covid 19) e outras ficaram mais em foco (Vacina e auxílio emergencial), inclusive, em relação às pesquisas realizadas em 2019/2020

Vejam, são as palavras sinalizando os riscos da economia, como também, temos essa métrica indicando vários comportamentos nas redes sociais. Com a expansão e o desenvolvimento da informática, dos computadores, dos smartphones, das conexões de internet, das redes sociais, a “voz dos usuários” é utilizada para medir uma série de eventos ou situações, no caso das pesquisas do BACEN, utilizam para medir os riscos da economia.

Na próxima semana, apresento outros detalhes da publicação do BACEN.

Compartilhar: