2 – Transformação Digital para o Novo Brasil

2 – Transformação Digital para o Novo Brasil

Caras/os Leitoras/es,

Em prosseguimento ao post de 12/05/2019, apresento as últimas 10 sessões temáticas do Painel TELEBRASIL 2019, que ocorrerá entre os dias 21 e 23/05/2019, o qual é o principal encontro de lideranças e autoridades do setor de telecomunicações (https://paineltelebrasil.org.br/evento/), sendo que a chamada para o evento é: “Transformação Digital para o Novo Brasil”.

Nestas 10 sessões temáticas a serem discutidas, há uma clara indicação de possível transformação tecnológica, “batendo” em nossa porta, como por exemplo nova TV por assinatura, regulação e tributação do segmento, internet 5G, educação digital, infraestrutura urbana, fibra ótica, dentre outras.

Vejam os principais tópicos a serem discutidos nas últimas 10 Sessões Temáticas:

► “11 – O futuro da TV por assinatura: O mercado de TV paga tem sido fortemente impactado pelas mudanças no ambiente competitivo digital, com o forte avanço dos serviços OTT (Over The Top, refere-se à entrega de conteúdo audiovisual pela internet) e não-lineares. Os operadores e programadores tradicionais estão ajustando seus modelos de negócio, mas a regulação e a legislação no Brasil ainda trazem assimetrias e amarras que precisam ser interpretadas e ajustadas a esta nova realidade.

► 12 – Modernizando o ambiente regulatório para a Transformação Digital: A transformação digital da sociedade, dos segmentos econômicos e do próprio governo passa antes por um processo de revisão dos paradigmas e mecanismos regulatórios. O Brasil está preparado para isso? Esta sessão, organizada pela GSM (Global System for Mobile Communications)A, coloca o problema sob a perspectiva global e aponta os caminhos para o País

► 13 – Tributação adequada para o ecossistema da Internet das Coisas: O desenvolvimento do mercado de Internet das Coisas no Brasil ainda passa pela publicação do Plano Nacional de IoT (Internet of Things – tradução - Internet das Coisas) e pela implementação das diretrizes do plano, mas sobretudo depende de políticas tributárias adequadas, e qualquer tributo inviabilizará os serviços.

► 14 – Como preparar o Brasil para a Era 5G: A quinta geração de serviços móveis (5G) é um conjunto de inovações que trará uma série de benefícios para as pessoas e para a economia. Para o Brasil liderar este processo, se faz necessário uma forte coordenação de esforços do ecossistema móvel e das políticas públicas.

► 15 – Educação e capacitação digital – necessidades e perspectivas: Além do inegável papel das TICs (Tecnologia da informação e comunicação) como ferramenta para o desenvolvimento da educação, pesquisa e ensino no Brasil, o país também precisa preparar e formar as futuras gerações para a sociedade e economia digital e para o mercado de trabalho do futuro. Esta sessão discute o problema e as estratégias para este objetivo.

► 16 – A consolidação e ampliação do acesso por fibra no Brasil: Os acessos e serviços baseados em redes de fibra têm se expandido de maneira consistente no Brasil nos últimos anos, a despeito da falta de políticas específicas e do cenário econômico. Quais os impulsionadores deste crescimento e quais os cenários de evolução da infraestrutura? Como as políticas públicas podem contribuir?

► 17 – Infraestrutura urbana: postes e enterramento: A organização do espaço urbano e a convivência de diferentes prestadores e redes nos limitados espaços de postes e dutos é um dos grandes desafios dos setores de telecom e energia, sobretudo em grandes cidades. Como conciliar as diferentes demandas e garantir um ambiente sustentável a todos os atores?

► 18 – Proteção de dados: LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados), e o cenário para telecom: De que maneira o setor de telecomunicações será impactado pela legislação de proteção de dados? O que muda nos serviços e nas relações de consumo e atendimento? O que esperar da relação entre a Anatel e a futura Agência Nacional de Proteção de Dados?

► 19 – LTE, 5G e IoT para verticais de negócios: Agricultura, indústria 4.0, cidades inteligentes, mineração… O Brasil tem inúmeras oportunidades para aplicações e serviços digitais, e em todas a conectividade é essencial. Como os atores do mercado e os reguladores se relacionarão com os diferentes segmentos verticais? Como aproximar o setor de telecom destes novos mercados?

► 20 – GSMA Latin America Strategy and Innovation Forum: Quais as novas fronteiras para os serviços de telecomunicações e TICs? Como Inteligência Artificial, serviços baseados em dados e a questão da privacidade e proteção de dados impactam e abrem oportunidades à indústria? Nesta mesa organizada pela GSMA, uma visão sobre o futuro dos serviços e os serviços do futuro.”

Vamos experimentar uma série de transformações nos próximos anos, que terão impacto significativo em nossas vidas, nas relações de trabalho (novos empregos e descontinuidade de algumas profissões ou tarefas), na economia e na forma que nos relacionamos com pessoas e empresas.

Na próxima semana, apresento novo assunto.

Compartilhar: