2 - Vai viajar para o exterior – a passeio, a trabalho ou estudo? Saiba que o INSS tem seguro saúde gratuito para 3 países !!!

2 - Vai viajar para o exterior – a passeio, a trabalho ou estudo? Saiba que o INSS tem seguro saúde gratuito para 3 países !!!

Caras/os Leitoras/es,

Em prosseguimento ao post da semana passada, onde foi informado que INSS firmou convênio, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, no sentido de que seus segurados, se previamente à viagem efetuarem o cadastro próprio e dos dependentes (com emissão de certificado – CDAM)tenham direito a atendimento no sistema público de saúdesem custo algum, apresento as principais dúvidas para preenchimento do cadastro prévio, na forma de perguntas e respostas, disponíveis, dentre outras informações no link (https://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/se/cgesp/cdam-assistenciamedica) .

Seguem as mesmas reproduzidas na íntegra:

     1) Não estou encontrando a cidade que digitei

R. Foi digitado a UF ? Este é o único campo que não se usa acentos, cedilha, etc. Caso mesmo assim não encontrar, clique em Pesquisar.

     2) Se for emitido Certificado errado, ou seja, para um país diferente do que eu queria

R. Vá ao módulo Certificado Manutenção/Reimpressão, selecione o Certificado errado e clique em Excluir. (Não se preocupe com o número gerado - ele será desconsiderado).

     3) Não consigo alterar/excluir um dependente

R. Vá ao módulo Beneficiário Manutenção/Dependente, escolha a opção Dependente Manutenção, clique no Código do dependente - os dados aparecerão na tela acima, e neste instante poderá altera/excluir.

     4) Se após a emissão do Certificado observar que faltaram dados do Beneficiário

R. Vá ao módulo Beneficiário Manutenção/Dependente e altere/complete os dados do Beneficiário, e a seguir vá ao módulo Certificado Manutenção/Reimpressão e reimprima o Certificado.

     5) Se após a emissão do Certificado observar que faltaram Dependentes

R. Vá ao módulo Beneficiário Manutenção/Dependente escolha a opção Dependente Manutenção Inclua/altere os dados do Dependente, e a seguir vá ao módulo Certificado Manutenção/Reimpressão e reimprima o Certificado, observando se aparecem os dependentes como marcado (1).

764  (1)

Maria Rita de Cássia

Filho/Enteado

23/12/1987

Feminino

     6) Para cada Certificado preciso cadastrar o Beneficiário novamente

R. Não, o beneficiário e seus dependentes serão cadastrados uma única vez.

     7) Como escolher o Estado (UF) de um outro Pais, por exemplo para a UF Natural

R. Escolha "EE" - Estado Estrangeiro.

     8) Os Certificados que já foram emitidos - método antigo - a data de emissão fica com a de hoje

R. Sim. Pois a finalidade é somente registra-lo no Sistema e obter o seu novo número.

     9) O Certificado que já foi emitido - método antigo - é preciso imprimir novamente

R. Não. Siga os passos para emitir um CDAM e quando este aparecer na tela, transcreva (a caneta) o número para o Certificado original.

Notem, um dos custo de uma viagem internacional “o seguro saúde”, pode ser minimizado com essa alternativa.

Pesquise e utilize!!!

Na próxima semana, apresento novo assunto.

Compartilhar: