3 – Onda de comércio eletrônico e tempo de conexão maior das pessoas demanda cuidados redobrados! Final

3 – Onda de comércio eletrônico e tempo de conexão maior das pessoas demanda cuidados redobrados! Final

Caras/os Leitoras/es

Finalizando a série de dicas sobre fraudes eletrônicas, em continuidade aos posts de 01 e 08/08/2020, apresento mais algumas dicas do Banco Central do Brasil (BACEN), que é a autoridade monetária do País, é comunicada ou participa da prevenção de várias modalidades de fraudes existentes no sistema financeiro ou comércio eletrônico (quando utilizam meios de pagamentos), motivo pelo qual elaborou um conjunto de dicas para os usuários se precaverem neste momento e, também no futuro.

► “Cautela com promoções e prêmios que exigem número ou senha do cartão de crédito: Golpistas passando-se por empresas estão oferecendo prêmios e serviços a serem utilizados depois do período de quarentena, mediante o preenchimento de um “voucher” ou formulário no qual é necessário inserir informações sigilosas como número de cartão de crédito/débito ou senhas bancárias. Tenha muita atenção com esse tipo de mensagem. Na dúvida, não forneça informação alguma e tente contato com a empresa que está identificada na mensagem.”

► “Aplicativos e links sobre a pandemia do Covid-19 podem esconder fraudes: Um golpe comum neste momento é a oferta de informações sobre a expansão do coronavírus no mundo. Golpistas estão usando arquivos maliciosos, links para sites fraudulentos ou aplicativos falsos. Um deles é o Covid-19 Tracker, que bloqueia o celular do usuário e pede uma transferência financeira para reverter a situação. É importante ter cuidado com links e arquivos, mesmo quando tratam de assuntos de utilidade pública, sem relação com transações financeiras – eles também podem ser utilizados para roubar informações ou dados bancários. Quanto aos aplicativos para celular, não baixe nenhum fora das lojas oficiais (AppStore ou Google Play, por exemplo). E mesmo assim sempre pesquise antes.”

► “Atenção redobrada com aplicativos e informações envolvendo o auxílio emergencial: No caso específico do programa de auxílio emergencial do governo, utilize apenas os links oficiais para os aplicativos. Já existem aplicativos falsos que roubam dados dos usuários.

Os aplicativos oficiais para obter o auxílio emergencial estão disponíveis nos links abaixo:

⇒ AppStore (iPhone)

⇒ Google Play (Android)

► “Na dúvida, não custa perguntar: Caso você tenha recebido um link ou uma mensagem e tenha dúvida se é um golpe ou não, existem estratégias a serem tomadas:

⇒ A oferta parece ser boa demais para ser verdade? É bem possível que não seja verdadeira. Desconfie, principalmente, de mensagens afirmando que empresas estão doando produtos, bebidas e outros itens. Há mensagens falsas até de doação de ovos de Páscoa.

⇒ Pergunte a amigos e familiares. Esses golpes se espalham rapidamente e é provável que algum conhecido tenha recebido a mesma mensagem estranha.

⇒ Busque na internet. Uma boa tática é buscar pelo nome da suposta empresa ou do produto/serviço oferecido juntamente com a palavra “golpe”.

⇒ Preste atenção em linguagem e formatação. É uma mensagem de aparência amadora? Há erros de português? Se for o caso, a mensagem provavelmente é falsa.”

São dicas singelas, mas eficientes se colocadas em prática ao navegar na internet, seja por computador, tablet, notebook ou celular.

Mais informações estão disponíveis na página do BACEN (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/emtemposdecoronavirus) ou no link (Saiba mais sobre golpes financeiros e o que fazer)

Na próxima semana, apresento novo assunto.

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