3- Quais as consequências da queda da taxa básica de juros – SELIC – nos Empréstimos e nas Aplicações?

3- Quais as consequências da queda da taxa básica de juros – SELIC – nos Empréstimos e nas Aplicações?

Caras(os) Leitoras(es),

A política de redução dos juros no Brasil, que passa pela queda da taxaSELIC”, pode trazer profundas mudanças no comportamento dos agentes da economia brasileira. Para viver em um País com juroscivilizados” e o período pós hiperinflação, ou seja, as pessoas, empresas, governos e demais entidades precisam “aprender” a trabalhar em cenário diferente daquele experimentado nos últimos anos de juros altos.

Um desses aspectos é a Estratégia de Investimentos para este novo cenário de expectativa de queda futura dos juros.

Qual a melhor estratégia de investimentos quando o juro no futuro tende a estar mais baixo?  

Para esta situação é recomendável priorizar os títulos / investimentos de rendapré-fixada, ou seja, garantir os juros pagos atualmente para um futuro que se vislumbra queda destes juros.

Para melhor entendimento vamos a um exemplo baseado no quadro abaixo que são os títulos disponíveis para compra no tesouro direto em 11/08/2017:

Considerando o vencimento e juros das LTN (Tesouro Prefixado 2020 e 2023) e das NTNF (Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2027), todos estão pagando juros futuros de um dígito, abaixo de 10% ao ano.

Observem, se nós comprarmos o Título NTN-F (Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2027), que tem vencimento em 01/01/2027, estaremos garantindo um rendimento de 9,97% ao longo do período, caso mantivermos este título em carteira (há incidência de Imposto de Renda).

A outra opção são os fundos de investimento que investem nestes títulos pré-fixados, aplicações que também tendem a garantir estes ganhos por um período de tempo maior.

A velha e boacaderneta” de poupança, se a taxa “SELIC” ficar abaixo de 8,5% ao ano, deixará de ser um investimentoPré-Fixado” hibrido, (6% + TR), parte pré e parte pós, passando a ser um investimentoPós-Fixado” puro (70% da taxa SELIC + TR). Só ficaremos sabendo nosso ganho depois de investir, diferentemente dos investimentos pré-fixados, quando no ato da aplicação o ganho já é conhecido.

Outra opção é investirmos em renda variável, cuja tendência em cenários de queda da taxa de juros é aumentar a rentabilidade.

Não podemos nos esquecer da regra de ouro das aplicações: “DIVERSIFIQUE”, não coloque os ovos em uma mesma cesta, ela pode cair e causar a quebra de todos eles. Com os investimentos ocorre o mesmo risco, podemos apostar em uma única modalidade e ela não ter o rendimento esperado.

Lembrem-se, tanto apostar em títulos pré-fixados, quanto em renda variável temos riscos, no primeiro se a taxa de juros aumentar e no segundo os inerentes ao mercado de ações e outros lastros variáveis

Na próxima semana, apresento outras informações sobre este assunto.

Compartilhar: