3 - Relatório de Estabilidade Financeira – requerimentos de recuperação judicial e carteira de crédito pessoa física!

3 - Relatório de Estabilidade Financeira – requerimentos de recuperação judicial e carteira de crédito pessoa física!

Caras/os Leitoras/es

Em prosseguimento aos assuntos dos Posts 02 e 09/05/2021, onde foi ressaltado que o BACEN (Banco Central do Brasil) realiza, periodicamente, pesquisa de estabilidade financeira, denominada PEF, com 55 instituições financeiras em média, que representam em torno de 93,4% dos ativos do sistema bancário, neste universo de instituições temos bancos públicos, privados nacionais, estrangeiros e privados nacionais com participação estrangeira. Um resumo dessa pesquisa foi publicado do Relatório de Estabilidade Financeira, v. 20, n. 1.

Mais duas abordagens são interessantes analisar para verificar como o Brasil está reagindo aos efeitos econômicos da pandemia, são os requerimentos de recuperação judicial, os quais, segundo o Relatório (baseado em dado da Serasa Experian): “ficaram abaixo do registrado no ano anterior, contidos pelas medidas de combate à pandemia. Acesso a programas emergenciais e pacotes de estímulos, bem como a disponibilidade de renegociação junto a credores, impactaram positivamente o número.15 Em 2021, com o prolongamento da pandemia e a incerteza relativa à recuperação da economia, o número de requerimentos de recuperação judicial pode se elevar (Gráfico 1.2.2.4).”

A outra abordagem importante para verificar o comportamento da economia do País, é  em relação à Carteira de Crédito de Pessoas Físicas, que segundo o Relatório do BACEN: “o crédito às pessoas físicas retomou a tendência de crescimento no segundo semestre, com trajetória prospectiva de risco incerta, dados os desdobramentos da pandemia. Após a pequena queda ocorrida no segundo trimestre de 2020, a carteira retomou a tendência anterior de crescimento, com níveis mais altos de concessão em relação ao primeiro semestre (gráfico 1.2.2.12).”

Notem no gráfico acima que as carteiras de crédito imobiliário e de veículos cresceram em relação a dezembro de 2018, assim como os créditos consignados e não consignados, à exceção foi a carteira de crédito concedido por meio de cartões de crédito que decresceu em 2020, porém retomou no final de 2020 a trajetória de crescimento em relação a dezembro de 2018. Os dois segmentos (Imobiliário e de Veículos), são importantes para a retomada do crescimento econômico do Brasil.

Na próxima semana, apresento outros detalhes da publicação do BACEN.

Compartilhar: