3 - Você conhece o Portal do Investidor da Comissão de Valores Mobiliários - CVM? Férias e Primeiro Emprego

3 - Você conhece o Portal do Investidor da Comissão de Valores Mobiliários - CVM? Férias e Primeiro Emprego

Caras/os Leitoras/es 

No post da semana passada, apresentei dois tópicos do segmento “Momentos da Vida”, do Portal do Investidor da CVM, ou seja, Nascimento e Educação, os quais estão disponíveis em (https://www.investidor.gov.br/menu/primeiros_passos/ciclodevida/index.html), há orientação de educação financeira e previdenciária para cada ciclo de vida da pessoa, ou seja, em cada etapa de nossa jornada temos que adotar um tipo de comportamento, tanto de caráter pessoal, quanto de caráter financeiro

Neste post são apresentados outros dois: Tirar Férias e Primeiro Emprego

"3 - Tirar férias é sempre um motivo de alegria, além do fato de ser fundamental para a saúde física e mental. 

Se você for realizar aquela viagem tão sonhada, esse objetivo vai exigir não apenas o planejamento dos detalhes de transporte, estadia e alimentação, mas também uma preparação financeira adequada, necessária para arcar com os gastos extraordinários que normalmente ocorrem nesse período.

Mesmo que algumas agências de viagem facilitem o pagamento, por meio de pacotes turísticos, será sempre preciso dispor de recursos para gastos locais, previstos e imprevistos.

Por esse motivo, é medida de prudência economizar uma parte do que será gasto.

Além disso, se você fizer um bom planejamento financeiro de sua viagem, será mais fácil realizar o planejado, acomodar gastos adicionais e administrar suas finanças após o retorno.

Preparando-se antecipadamente você pode evitar que, ao final das férias, tenha acumulado tantas dívidas que seu lazer tenha se transformado em uma grande dor de cabeça." 

"4 - O primeiro emprego é um grande passo rumo a vida adulta e a independência financeira. 

Com os ganhos obtidos no seu trabalho você pode traçar objetivos pequenos ou grandes - dependendo do valor do seu salário e das suas despesas – e poupar para alcançá-los.

Antes de comprometer o valor recebido com o seu trabalho, leve em consideração que antes você não possuía uma renda fixa. Então, tire o máximo de proveito agora que tem um salário e reserve parte dele para projetos pessoais. É nessa fase que você deve aproveitar para poupar e fazer aquela tão sonhada viagem, ou quem sabe, comprar seu primeiro carro.

Também é um bom momento para pensar na aposentadoria. Se não tiver plano de aposentadoria no seu trabalho, é a hora de investir em um. Mesmo que ache que ainda é cedo para se preocupar com isso, vale clicar no ícone “Aposentadoria” e se interar do assunto."

Na próxima semana, apresento mais dois tópicos das atitudes a serem tomadas em cada ciclo de vida, conforme descrito Portal do Investidor da CVM.

Compartilhar: