4 - Banco Aberto (Open Banking) - 1ª fase iniciada, o que vem por aí? Final

4 - Banco Aberto (Open Banking) - 1ª fase iniciada, o que vem por aí? Final

Caras/os Leitoras/es,

Finalizando a sequência de posts das semanas passadas (13, 21 e 27/03/2021), quando foi abordado que o Banco Central do Brasil está promovendo uma verdadeira revolução em nosso sistema bancário, desde o estímulo das Fintechs, passando pela implantação das transações instantâneas do PIX (que já entrou no gosto do Brasileiro), e agora, fechando com chave de ouro, iniciando o processo do Banco AbertoOpen Banking, sendo que a 1ª fase da implantação ocorreu em 01/02/2021. Serão reproduzidas informações do site do BACEN, disponíveis no link (https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/openbanking).

Quais serão as próximas fases e quando entrarão em vigor?

2ª Fase – prevista para iniciar em  15/07/2021: “A partir dessa fase, os clientes, se quiserem, poderão solicitar o compartilhamento entre instituições participantes de seus dados cadastrais, de informações sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados. É preciso reforçar que o compartilhamento ocorre apenas se a pessoa autorizar, sempre para finalidades determinadas e por um prazo específico. E será possível para o cliente cancelar essa autorização a qualquer momento em qualquer das instituições envolvidas no compartilhamento. Como principal benefício, será possível aos clientes receber ofertas de produtos e serviços mais adequados ao seu perfil, a custos mais acessíveis e de forma mais ágil e segura. Também poderão surgir soluções mais personalizadas de gestão e de aconselhamento sobre finanças pessoais, por exemplo. O ecossistema financeiro como um todo também ganha com mais inovação, maior competitividade e com a racionalização de processos.”

3ª Fase – prevista para iniciar em 30/08/2021: Nessa fase, surge a possibilidade de compartilhamento dos serviços de iniciação de transações de pagamento e de encaminhamento de proposta de operação de crédito. Isso abre caminho para o surgimento de novas soluções e ambientes para a realização de pagamentos e para a recepção de propostas de operações de crédito, possibilitando o acesso a serviços financeiros de forma mais fácil, célere e por meio de canais mais convenientes para o cliente, preservando a segurança do processo. Vale lembrar que também nesses casos o compartilhamento acontece com a autorização prévia e específica do cliente.”

4ª e última Fase – prevista para iniciar 15/12/2021: Dados sobre outros serviços financeiros passam a fazer parte do escopo do Open Banking. Os clientes – sempre que quiserem e autorizarem - poderão compartilhar suas informações de operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta e contas-salário, bem como acessar informações sobre as características dos produtos e serviços com essa natureza disponíveis para contratação no mercado. Assim, amplia-se ainda mais a possibilidade de surgimento de novas soluções para a oferta e a contração de produtos e serviços financeiros, mais integrados, personalizados e acessíveis, sempre com o consumidor no centro das decisões.”

Se vocês ainda têm dúvidas para esclarecer, basta acessar a área do BACEN de perguntas e respostas, disponível em (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/openbanking).

No próximo post, apresento novo assunto.

Compartilhar: