4 - Lei de Acesso a Informação (LAI) no Brasil – Aspectos Financeiros

4 - Lei de Acesso a Informação (LAI) no Brasil – Aspectos Financeiros

Caras/os Leitoras/es,

Neste post, apresento outros assuntos relevantes que a Lei de Acesso a Informação proporciona, sempre em relação aos Aspectos Financeiros, são eles: Conta Corrente (abertura, encerramento e bloqueio), Conta-Salário, Tarifas Bancárias e Cheques, esclarecendo muitas dúvidas do público em geral e o melhor, com informações direto da fonte – Banco Central do Brasil (BACEN):

a)   Conta Corrente (abertura, encerramento e bloqueio) 

Abrir e encerrar uma conta bancária não é uma tarefa fácil. Na abertura exige-se muitos documentos, se você possuir serviços com débito autorizado (água, energia elétrica, telefone, etc.) terá que transferir para a nova conta corrente e em caso de necessidade de encerrarmos uma conta corrente – MUITO CUIDADO – deve-se  formalizar a solicitação e exigir o protocolo do banco, pois na data do encerramento a conta pode estar zerada, porém se não forem adotados os procedimentos para encerrá-la, tarifas de cheque especial e outras tarifas diversas podem ser debitadas e gerar saldo negativo e seu nome ser incluído nos serviços de proteção ao crédito. Se você não tiver o comprovante da solicitação de encerramento, fica sua palavra contra a do banco. Mais assuntos a serem esclarecidos é só clicar nos hiperlinks

b)   Conta-salário 

A conta salário foi criada para impedir que os bancos cobrassem tarifas abusivas das pessoas que recebem proventos e salários. Estas contas tem limitações de uso, porém ficam livres de muitas tarifas cobradas nas contas correntes normais. Há outros aspectos abordados sobre conta-salário 

c)   Tarifas bancárias 

Em relação às tarifas bancárias, muitas dúvidas permeiam os correntistas dos diversos Bancos, em função, principalmente, das cobranças indevidas ou mesmo em duplicidade. Outros aspectos também são apresentados nos hiperlinks a seguir: 

d)   Cheques 

Os cheques estão na memória do povo brasileiro e permanecerão por muitos anos, pois ele foi o principal meio de pagamento da população. Atualmente o cheque está sendo substituído pelos meios eletrônicos: cartões de débito/crédito, débitos diretos, transferências eletrônicas disponíveis (TED), além dos documentos de crédito (DOC), dentre outros. As principais dúvidas estão relacionadas a seguir nos hiperlinks: 

No próximo post continuo assuntos da Lei de Acesso a Informação (LAI).

Compartilhar: