4- Quais as consequências da queda da taxa básica de juros – SELIC – nos Empréstimos e nas Aplicações?

4- Quais as consequências da queda da taxa básica de juros – SELIC – nos Empréstimos e nas Aplicações?

Caras(os) Leitoras(es),

Em prosseguimento aos posts das semanas passadas, apresento as principais características  da Aplicação em Poupança e quanto ao rendimento que a mesma oferece, como outra alternativa para períodos de queda da SELIC.

A “Caderneta de Poupança”, como ficou conhecida esta aplicação, é uma das mais antigas formas de guardar recursos dos brasileiros, em função, principalmente, de sua simplicidade. No final de 2016, eram mais de 80 milhões de poupadores, o montante atual acumulado é de R$ 685,7 bilhões (posição 14/08/2017), que possuíam  saldo médio em cada conta de aproximadamente  R$ 8.500,00.

Atualmente, conforme legislação em vigor (art. 12 da Lei nº 8.177, de 1º de março de 1991, com a redação dada pela Medida Provisória nº 567, de 3 de maio de 2012, e art. 7º da Lei nº 8.660, de 28 de maio de 1993), a forma de remuneração da poupança é o fator que mais gera dúvidas.

Segundo o Banco Central do Brasil (BACEN), a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas (https://www4.bcb.gov.br/pec/poupanca/poupanca.asp):

          “I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e”

          “II - a remuneração adicional, correspondente a:”

          “a) 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou”

           “b) 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.”

Os juros/remuneração considera o menor saldo em cada período do rendimentos, levando-se em conta o mês corrido e a data de aniversário. Há um diferenciação entre os depósitos de pessoas físicas e de entidades sem fins lucrativos, os quais são mensais, sendo os demais, creditados trimestralmente, sempre baseado na data de aniversário de cada conta.

O aniversário das contas de poupança é o dia do mês da abertura. Porém se as mesmas forem abertas nos dias 29, 30 e 31, o dia do aniversário é o dia do mês seguinte.

Caso seja necessário calcular o rendimento de algum valor, ou mesmo, conferir o rendimento que o Banco creditou, o BACEN disponibiliza na Calculadora do Cidadão, disponível pelo seguinte caminho do site:    Início        >     Perfiis (Cidadão)      >     Taxas de juros, cálculos, índices e cotações       >    Calculadora do cidadão. Alternativamente, acesse o link (https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores&aba=3).

A poupança é simples  de aplicar, não requer valores expressivos, porém em vários períodos não rendeu nem a inflação, motivo pelo qual se faz necessário o acompanhamento para, eventualmente e dependendo do montante aplicado, escolher alternativas mais rentáveis (Tesouro Direto, Fundos de Investimentos, Letras de Crédito Imobiliário, etc.)

Geralmente, os bancos indicam a poupança pois necessitam de lastro para os financiamentos imobiliários, nem sempre levam em consideração o perfil do aplicador, nem a questão do baixo rendimento.

Na próxima semana, apresento outras informações sobre este assunto.

Compartilhar: