4 - Relatório de Estabilidade Financeira–crescimento crédito consignado e diminuição prazo de investimentos (captação)! Final

4 - Relatório de Estabilidade Financeira–crescimento crédito consignado e diminuição prazo de investimentos (captação)! Final

Caras/os Leitoras/es

Finalizando a série dos assuntos dos Posts 02, 09 e 16/05/2021, onde foram ressaltados que o BACEN (Banco Central do Brasil) realiza, periodicamente, pesquisa de estabilidade financeira, denominada PEF, com 55 instituições financeiras em média, que representam em torno de 93,4% dos ativos do sistema bancário, neste universo de instituições temos bancos públicos, privados nacionais, estrangeiros e privados nacionais com participação estrangeira. Um resumo dessa pesquisa foi publicado do Relatório de Estabilidade Financeira, v. 20, n. 1.

Segundo dados do Relatório de Estabilidade Financeira (REF), houve aumento do crédito consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ocorrendo de forma acentuada no 2º semestre do ano passado (2020), ainda segundo o REF: “Isso decorreu principalmente da elevação do percentual máximo de consignação para 40%*, que permitiu novas concessões nessa modalidade aos tomadores que estavam próximos ao limite de consignação prévio (Gráfico 1.2.2.20).

*Medida Provisória 1.006, de 1º de outubro de 2020, que elevou até 31 de dezembro de 2020 o percentual máximo de consignação para 40%, dos quais 5% destinados exclusivamente para amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito ou para utilização com finalidade de saque por meio do cartão de crédito. A Lei 14.131/2021 ampliou até 31 de dezembro de 2021 o aumento do percentual máximo de consignação.

Isso demonstra que a população em geral procurou formas alternativas para suprir a queda nos rendimentos.

Outro aspecto importante que o REF analisou foi em relação a diminuição do prazo das aplicações financeiras e recursos disponíveis (captações), “por meio de instrumentos que podem ser sacados a qualquer tempo. No Gráfico 1.2.1.3, a seguir, pode-se observar que: “os estoques de depósitos à vista, de poupança e depósitos a prazo com cláusula de resgate antecipado estão entre os que mais cresceram, elevando as respectivas participações no total das captações. Esse encurtamento resulta na necessidade de maiores volumes de ativos líquidos disponíveis para eventuais movimentações.”

Os dados, estatísticas e considerações apresentadas nos posts de 02, 09, 16 e 22/05/2021, coletados no Relatório de Estabilidade Financeira (REF), elaborado pelo Banco Central do Brasil (BACEN), são fundamentais para entendermos o cenário econômico-financeiro que o Brasil atravessou na pandemia e, as perspectivas para o futuro.

No próximo post, apresento novo assunto.

Compartilhar: