4 - Você conhece o Portal do Investidor da Comissão de Valores Mobiliários - CVM? Casa Própria e Casamento

4 - Você conhece o Portal do Investidor da Comissão de Valores Mobiliários - CVM? Casa Própria e Casamento

Caras/os Leitoras/es

No post da semana passada, apresentei dois tópicos do segmento “Momentos da Vida”, do Portal do Investidor da CVM, ou seja, Tirar Férias e Primeiro Emprego, os quais estão disponíveis em (https://www.investidor.gov.br/menu/primeiros_passos/ciclodevida/index.html), há orientação de educação financeira e previdenciária para cada ciclo de vida da pessoa, ou seja, em cada etapa de nossa jornada temos que adotar um tipo de comportamento, tanto de caráter pessoal, quanto de caráter financeiro.

Neste post são apresentados outros dois: Casa Própria e Casamento:

“5 - Casa Própria: A compra da casa própria costuma ser o principal objetivo financeiro para a maioria das pessoas.” 

“A compra da casa própria costuma ser o principal objetivo financeiro para a maioria das pessoas. Isso se dá, possivelmente pela ideia de estabilidade que ela representa, normalmente acompanhada de uma sensação de maior segurança quanto ao futuro.

Embora alguns prefiram não aplicar seus recursos nesse tipo de investimento, para a maioria dos que possuem imóvel é comum que este represente a maior parte de seu patrimônio.

O planejamento da compra do seu imóvel é algo que merece muito cuidado devido ao alto valor investido. Também por essa razão, normalmente a aquisição é realizada por meio de financiamento imobiliário, sendo mais raro que alguém disponha dos recursos necessários para adquirir seu imóvel à vista.

Trata-se, portanto, de um investimento que ocupará parte de sua renda por vários anos. Sendo assim, antes de investir em um imóvel, é fundamental que o investidor:

1. Verifique o quanto de sua renda poderá ser destinado para o pagamento das prestações;

2. Efetue pesquisa nos diversos planos de financiamento oferecidos pelo mercado, visando à escolha do mais adequado a sua renda;

3. Observe o número de prestações que deverão ser pagas e veja se, considerando sua perspectiva de gastos no futuro, poderá suportar os pagamentos até terminar o financiamento;

4. Avalie cuidadosamente os índices de correção das prestações, pois se elas aumentarem mais do que a sua renda, comprometerão uma parcela cada vez maior do seu orçamento, podendo ocasionar desde a diminuição de seu padrão de vida até a incapacidade de honrar a dívida.”

“6 – Casamento: Casar é uma grande decisão a tomar, que se torna ainda maior se levarmos em consideração que junto com a união vem também a junção do dinheiro do casal.”

“Casar é uma grande decisão a tomar, que se torna ainda maior se levarmos em consideração que junto com a união vem também a junção do dinheiro do casal. Se você for uma pessoa que gosta de gastar e tem um (a) parceiro (a) que gosta de economizar, isso pode gerar conflitos. Desse modo, antes de dizer “Eu aceito!”, que tal incluir o tema dinheiro nos tópicos a serem discutidos sobre o casamento? Para facilitar, fizemos uma lista sobre as coisas que podem ser incluídas nesta discussão:

 - Conversem sobre suas atitudes em relação ao dinheiro: Falar de dinheiro ainda é tabu, mas uma conversa honesta sobre economias e gastos é necessária quando estamos prestes a casar. Perguntas como “Economizar é importante para você?”, “Você sabe economizar?” e “Como costuma gastar seu dinheiro?” são exemplos de como começar essa conversa. Estar ciente dessas coisas nos ajuda a ter perspectivas mais realistas sobre o que está por vir no âmbito financeiro da união.

 - Abram o jogo sobre suas respectivas rendas. Quanto cada um ganha, posses, posses em conjunto etc devem ser abordados.

 - Falem sobre seus débitos: Qual a quantia que cada um de vocês devem? Algum de vocês tem um empréstimo a pagar?

 - Estabeleçam planos conjuntos para o dinheiro de vocês. Esses planos podem incluir o financiamento de uma casa, um bebê...É importante ter um objetivo definido para que possam decidir quanto economizar e por quanto tempo economizar.

 - Criem um orçamento. Para desenvolver um plano de finanças é importante estar no controle dos seus gastos mensais. Desenvolvam um orçamento realista juntos.

 - Sigam o plano de finanças que foi estabelecido. Ter um objetivo e um plano para alcançá-lo é ótimo, mas é preciso seguir a risca o planejado para obter sucesso.

 - Pensem à frente: Se vocês não tiverem um plano de aposentadoria no trabalho, comecem a investir em um. Quanto mais jovens começarem, maior será o valor da aposentadoria no futuro.

 - Paguem suas dívidas: Entrar em um casamento livre de dívidas é um ótimo presente para seu cônjuge.

 - Discutam a necessidade de um acordo pré-nupcial: O que deve ser incluído se vocês decidirem assinar o acordo.

 Depois de casados, existem outras coisas que vocês podem fazer para manter a vida financeira em ordem, como por exemplo:

 - Decidir quem administrará as finanças do dia-a-dia. Apenas um ficará responsável pelas contas ou vocês dividirão a tarefa?

 - Separem um tempo a cada mês ou quinzena para rever o orçamento . Revejam se estão dentro do planejado ou se há necessidade de mudanças.”

Na próxima semana, apresento mais dois tópicos das atitudes a serem tomadas em cada ciclo de vida, conforme descrito Portal do Investidor da CVM.

Compartilhar: