5 - Lei de Acesso a Informação (LAI) no Brasil – Aspectos Financeiros – CCF, CADIN, SCR e FGC

5 - Lei de Acesso a Informação (LAI) no Brasil – Aspectos Financeiros – CCF, CADIN, SCR e FGC

Caras/os Leitoras/es, 

Um dos assuntos que geralmente “tiram o sono” das pessoas é ter seu nome incluído em algum cadastro restritivo, popularmente conhecido como estar com o “nome sujo”. 

O Banco Central do Brasil – BACEN, dentre os assuntos relevantes que a Lei de Acesso a Informação proporciona, esclarece alguns sistemas de restrições (Cadastro de Cheque sem Fundos - CCF e Cadastro de Inadimplentes do Governo Federal - CADIN), sistemas de informações (Sistema de Informações de Crédito - SCR). 

Se você está com restrição no BACEN, como deve proceder? 

Segundo o BACEN: “Frequentemente, o cidadão se dirige ao BACEN alegando que, segundo lhe foi informado, há restrições em seu nome. A seção Cadastros, sistemas e certidão negativa foi criada com o intuito de esclarecer a respeito das informações disponíveis sobre o cidadão no BACEN, que nem sempre representam restrições. Entre os cadastros e sistemas de informação do BACEN, o mais abrangente é o Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR), que não é um cadastro restritivo, pois a grande maioria de seus dados referem-se a bons pagadores. Esse sistema exibe dados de todas as operações com características de crédito contratadas com instituições financeiras de clientes com responsabilidade total igual ou superior a R$1.000,00. Restrições em bancos podem estar relacionadas a inscrições no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou na Serasa, que não são de responsabilidade do BACEN.” 

Um cadastro restritivo bem conhecido é o Cadastro de Cheques sem Fundos – CCF, mas o que é o CCF

Trata-se do cadastro que reúne o nome de todos emitentes de cheques sem fundos, que foram devolvidos duas vezes e é administrado pelo BACEN em conjunto com os bancos (incluem ou excluem os clientes do CCF). Mais informações basta acessar os hiperlinks: 

Quanto ao Cadastro de Inadimplentes do Governo Federal (CADIN), o BACEN esclarece: “O Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin) é um banco de dados que contém os nomes:

  • de pessoas físicas e jurídicas com obrigações pecuniárias vencidas e não pagas para com órgãos e entidades da Administração Pública Federal, direta e indireta;
  • de pessoas físicas que estejam com a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) cancelada e de pessoas jurídicas que sejam declaradas inaptas perante o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).” 

Mais informações basta acessar os hiperlinks: 

Em relação do Sistema de Informações de Crédito (SCR), o BACEN esclarece: “é um banco de dados sobre operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no País.” 

Mais informações basta acessar os hiperlinks

outros dois assuntos, o Fundo Garantidor de Crédito – FGC e os Correspondentes Bancários, também de interesse das pessoas em geral e com pontos a serem esclarecidos.

Segundo o BACEN, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC): “é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, em caso de intervenção, de liquidação ou de falência.” 

Mais informações basta acessar os hiperlinks

Outro assunto que usualmente geram dúvidas dos usuários do bancos são os correspondentes bancários, ou seja, segundo o BACEN: “são empresas, integrantes ou não do Sistema Financeiro Nacional, contratadas por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições. Entre os correspondentes mais conhecidos encontram-se as lotéricas e o banco postal.” 

Mais informações basta acessar os hiperlinks

No próximo post continuo com uma nova série de assuntos da Lei de Acesso a Informação (LAI).

Compartilhar: