6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) !!!

6ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) !!!

Caras/os Leitoras/es,

Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) está em sua 6ª edição, ela foi criada para desenvolver a educação financeira e previdenciária em todo País, fortalecendo a cidadania e melhorando a noção de previdência e de finanças pessoas dos brasileiros. A ENEF é gerida pelo O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) é o órgão responsável pela gestão dessa estratégia e implementar ações para concretizá-la.

O CONEF é composto pelo Banco Central do Brasil (BACEN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), Ministérios da Economia, Educação, Previdência Social, Justiça e Segurança Pública, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA), Brasil Bolsa Balcão (B3), Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) e pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

No dia 26 de maio de 2019, encerrou-se a 6ª jornada, a qual teve duração de uma semana e muitas atividades foram desenvolvidas à nível País, como palestras, atividades e uma série de ações ligadas ao assunto. O BACEN, um dos organizadores do evento, coordenou a realização de uma rodada de apresentações do seu projeto de "Educação Financeira nas Escolas", a qual ocorreu em cinco capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Segundo Maurício Moura, diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania Financeira do BACEN, “a iniciativa consiste na implementação de ações de educação financeira voltadas aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas do país. "O BC está promovendo o desenvolvimento de uma plataforma virtual cujo conteúdo de educação financeira será integrado aos assuntos das matérias tradicionais.”

Ainda segundo Maurício Moura, “a previsão é que a plataforma seja desenvolvida ainda este ano. Sua implementação, como projeto-piloto, está marcada para 2020. Inicialmente, a ideia é que seja implementada no mínimo em cinco estados (um de cada região do país) - a escolha contará com o auxílio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Em 2021, o objetivo é expandir a ação para escolas de todos os estados.”

Este assunto de educação financeira e previdenciária tem despertado interesse do BACEN nos últimos anos, pois ele acredita que o mesmo pode incrementar o uso consciente do crédito, com a consequente redução da inadimplência, tornando os cidadãos, principalmente de baixa renda, menos endividados, inclusive, estimulando a formação de poupança interna, além de outros benefícios. Clique para conferir vídeo em que o diretor Maurício Moura fala sobre o projeto.

Moura finaliza dizendo que: “a Semana ENEF é uma espécie de catalisador das iniciativas da Estratégia Nacional de Educação Financeira, que conta com diversos parceiros e apoiadores dos setores público e privado. Ao longo de suas diversas edições, ela vem sensibilizando a sociedade acerca da importância e dos benefícios do planejamento financeiro, da poupança, do investimento, do planejamento previdenciário e do consumo responsável, sendo que a edição deste ano contou com mais de 13 mil ações em todo o país.”

Na próxima semana, apresento novo assunto.

Compartilhar: