
Aplicação Financeira ou dor de cabeça? Post nº 1
Caras/os Leitoras/es
Em tempos de crise, principalmente, ou mesmo quando a economia está a pleno vapor, conseguir separar parte do rendimento mensal para guardar em uma aplicação financeira não é tarefa fácil, demanda muita força de vontade e disciplina financeira.
Caso vencida as etapas mais difíceis da força de vontade e disciplina, agora ficou fácil, é só aplicar os recursos em um banco/corretora, correto?
Não, infelizmente precisa-se de informação para evitar “ciladas” impostas pelos funcionários dos bancos/corretoras.
Mas o que são essas “ciladas”?
Geralmente, tendendo para sempre, funcionários de bancos/corretoras possuem metas de aplicações/produtos, isso não teria problema algum pois a meta faz parte da vida das pessoas (metas pessoais) e das empresas (metas de desempenho), o problema ocorre quando a referida meta está acima de qualquer coisa, ou seja, o funcionário pressionado para cumprir a meta diária/semanal ou mensal, oferece aos clientes aplicações/produtos que não estão no perfil deles, ou ainda, vendem produtos como se fossem aplicações financeiras, o famoso dito popular “gato por lebre”.
Há situações que a venda de verdadeiras aplicações financeiras não levam em conta o perfil do aplicador, ou mesmo, não explicam a rentabilidade e não informam a cobrança de taxas de administração, dentre outras omissões.
Vou apresentar nos próximos posts vários exemplos de venda de produtos como se fossem aplicações financeiras e na verdade não o são, ou ainda, de aplicações que não são adequadas ao perfil de determinados aplicadores:
1) Títulos de capitalização;
2) Planos de previdência privada (PGBL ou VGBL);
3) Fundos de Investimentos (ações e renda variável, renda fixa, exclusivos, destinação específica, etc.);
4) Poupança;
5) Títulos Públicos;
6) Certificados de Depósitos Bancários (CDB); e,
7) Letras de Crédito Imobiliário.
O importante é ficar atento a essas “ciladas”.
No próximo post, apresento as caracteríscas e principais objetivos dos títulos de capitalização.