Aplicação Financeira ou dor de cabeça?  Post nº 7

Aplicação Financeira ou dor de cabeça? Post nº 7

Caras/os Leitoras/es

Em prosseguimento aos posts das semanas passadas, apresento as principais características  da Aplicação em Certificados de Depósito Bancário (CDB) e os Recibos de Depósito Bancário (RDB)  e quanto ao rendimento que os mesmos oferecem.

Mas afinal, o que são os CDBs e RDBs?

Segundo o site do Banco Central do Brasil (BACEN), CDB e RDB tem algumas diferenças, referidas informações estão disponíveis em (https://www.bcb.gov.br/?APLICACOESFAQ), por meio de perguntas e respostas:

I)            A definição de CDB e RDB é:

“Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) e os Recibos de Depósito Bancário (RDB) são títulos privados representativos de depósitos a prazo feitos por pessoas físicas ou jurídicas. Podem emitir CDB os bancos comerciais, múltiplos, de investimento, de desenvolvimento e a Caixa Econômica Federal. Podem emitir RDB, além desses, as sociedades de crédito, financiamento e as cooperativas de crédito a seus associados.”

II)         Qual é a principal diferença entre as duas aplicações?

O CDB pode ser negociado por meio de transferência. O RDB é inegociável e intransferível.

III)        Há ainda informação sobre o prazo mínimo e resgate das aplicações em CDB e RDB:

O prazo mínimo varia, dependendo do tipo de remuneração contratada.

O volume de recursos aplicados em CDB e RDB, fechou 31/12/2015, com um montante de 552,03 bilhões, informação disponível em   (https://www.bcb.gov.br/?ESTPRAZO).

Vejam, este montante é bem próximo do saldo da poupança que fechou o ano de 2015 com R$ 656 bilhões.

Quais os cuidados que devemos tomar nas aplicações de CDB e RDB?

Geralmente, os bancos oferecem taxas baixas para pequenos valores de aplicações. Em alguns casos, o valor mínimo é bastante alto. Os juros pagos nos CDB e RDB, na maioria das situações, estão atrelados a um percentual do Certificado de Depósito Bancário (CDI), espécie de refencial entre os bancos.

Portanto, fiquem de olho quando optarem por essas aplicações, verifiquem o juro final que irão receber, sempre lembrando que há outras modalidades de aplicações no mercado.

No próximo post, apresento as caracteríscas e principais objetivos da Aplicação em Letras de Crédito Imobiliário (LCI).

Compartilhar: