Associação de Defesa do Consumidor “PROTESTE” -  Conheça!

Associação de Defesa do Consumidor “PROTESTE” - Conheça!

Caras(os) Leitoras(es),

Uma das formas mais eficazes dos cidadãos exigirem seus direitos é por meio de associações, seja de uma classe, de um segmento, inclusive, de consumidores.

Quando nos associamos a outras pessoas com interesses comuns ganhamos força em nossas reivindicações/reclamações, ou seja, se um consumidor reclamar sobre determinada situação tem um peso, porém se vários consumidores reunidos reclamarem (as vezes milhares) torna-se mais fácil serem ouvidos. Vejam o exemplo do abaixo assinado de apoio ao Projeto de LeiFicha Limpa” (mais de 1 milhão de assinaturas), tomou proporções gigantescas e acabou sendo aprovado e já está em vigor.

Nessa mesma linha, há alguns anos atrás, recebi a indicação de um amigo sobre a PROTESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, que segundo seu site trata-se de: “uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, fundada em 16 de julho de 2001.” 

Meu primeiro contato com essa Associação foi por meio de suas revistas mensais, as quais não são comercializadas, somente distribuídas aos associados, li um exemplar e no mês seguinte associei-me. Apresento este depoimento espontâneo como testemunho da eficiência da PROTESTE, inclusive,  já utilizei seu serviço de orientação jurídica.

A cada mês o associado recebe valiosas informações sobre testes de produtos, situações reais de direitos de consumidores violados e orientações de como proceder em diversos casos.

A PROTESTE, de acordo com seu site, é mantida:

  • “...com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de consumidores internacionais, a PROTESTE ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. Também se mobiliza para aperfeiçoar a legislação de consumo. Isso ocorre por meio dos estudos que realizamos; das informações publicadas em revistas e no site; da participação em câmaras técnicas e eventos, e do serviço de orientação ao associado. Por essa razão, a PROTESTE intermedeia, sempre que necessário, os conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços.”

A missão da PROTESTE é:

  • promover a defesa dos consumidores e cidadãos;
  • prover a melhor decisão de compra para o associado;
  • contribuir para melhorar as relações de consumo na sociedade.

E seus valores são:

  • independência
  • proximidade
  • excelência

Para associar-se basta acessar o link https://www.proteste.org.br/, quanto mais consumidores se associarem, mais benefícios poderão advir. Conheça !!!

No próximo post apresento dicas para o 13º salário.

Compartilhar: