Atitude mensal positiva e seus objetivos financeiros !

Atitude mensal positiva e seus objetivos financeiros !

A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) edita mensalmente uma revista denominada Ação, na edição de nº 253, ano XXXII, de novembro/dezembro de 2018, foram publicadas duas matérias sendo que parte delas compartilho com vocês, pois a mesma tem distribuição restrita e não alcança um universo maior de pessoas.

A primeira fala sobre atitudes mentais e traz uma técnica desenvolvida pelo professor da Universidade de Maimónides, na Argentina, Dr. Juan Hitzig, que pode ajudar a mudar as atitudes e as condutas. Esta técnica é conhecida como alfabeto emocional, a ferramenta mostra que o bom humor é a chave para a longevidade saudável, pois produz o hormônio serotonina, responsável pelo prazer, enquanto o cortisol deteriora a saúde, oportuniza as doenças e acelera o envelhecimento.

Condutas “S”: serenidade, silêncio, sabedoria, sabor, sexo, sono, sorriso promovem secreção de SEROTONINA.

Condutas “S” geram atitudes “A”: ânimo, amor, apreço, amizade, alegria, aceitação, aproximação.

Condutas “R”: ressentimento, raiva, rancor, repressão, resistências facilitam a secreção de CORTISOL, um hormônio “CORROSIVO” para as células, que acelera o envelhecimento.

Condutas “R”, pelo contrário, geram atitudes “D”: depressão, dor, despeito, desânimo, desespero, desolação.

Na mesma revista, há uma matéria sobre educação financeira, onde o planejador e coach financeiro Afrânio Alves, do portal Meu Consultor Financeiro, diz:

►“...uma das formas de motivar quem está querendo colocar as finanças em ordem é definir o que fará com o dinheiro que pretende guardar, se tenho um projeto ou sonhos de longo prazo, eu tenho motivos para poupar. Assim, começo a pagar minhas dívidas à vista e não uso o crédito para atingir meus objetivos. A partir do momento que assumo a postura de poupar para realizar os sonhos, acontece um amadurecimento na roda da vida, em que o financeiro é só mais uma parte. Mudo minha percepção de vida, necessidades e valor do dinheiro”.

Basicamente, ambas as matérias têm uma linha de pensamento bastante similares, ou seja, o ser humano precisa aprender a ter atitudes positivas, assim consegue ter equilíbrio emocional e fica mais fácil atingir seus sonhos materiais e objetivo financeiros.

Na próxima semana, apresento novo assunto.

Compartilhar: