1 - Banco Aberto (Open Banking) - 1ª fase iniciada, o que vem por aí?

1 - Banco Aberto (Open Banking) - 1ª fase iniciada, o que vem por aí?

Caras/os Leitoras/es,

O Banco Central do Brasil está promovendo uma verdadeira revolução em nosso sistema bancário, desde o estímulo das Fintechs, passando pela implantação das transações instantâneas do PIX (que já entrou no gosto do Brasileiro), e agora, fechando com chave de ouro, iniciando o processo do Banco AbertoOpen Banking, sendo que a 1ª fase da implantação ocorreu em 01/02/2021. Serão reproduzidas informações do site do BACEN, disponíveis no link (https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/openbanking).

Para melhor esclarecer, o que é o Open Banking?

“O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.”

Como será a 1ª Fase, que teve início em 01/02/2021?

“O Open Banking começa com as instituições participantes disponibilizando ao público informações padronizadas sobre os seus canais de atendimento e as características de produtos e serviços bancários tradicionais que oferecem. Nessa fase, não será compartilhado nenhum dado de cliente. Com isso, podem surgir soluções que comparam diferentes ofertas de produtos e serviços financeiros, auxiliando as pessoas a escolherem a opção mais adequada ao seu perfil e necessidades. Entre as possíveis soluções que podem surgir estão os comparadores de tarifas bancárias, de tipos de contas e de cartões de crédito.”

Quais as diferenças com o sistema bancário atual, o que os clientes terão há mais?

► Hoje: “Atualmente, uma instituição não “enxerga” o relacionamento do cliente com outra, então tem dificuldade de competir por ele com melhores serviços.”

► Com a implantação do Open Banking: “Com a permissão de cada correntista, as instituições se conectam diretamente às plataformas de outras instituições participantes e acessam exatamente os dados autorizados pelos clientes. Todo esse processo é feito em um ambiente seguro e a permissão poderá ser cancelada pela pessoa sempre que ela quiser.”

Quais serão as vantagens do Open Banking para os correntistas?

1ª - Mais competição: “pois com acesso aos dados dos usuários, instituições participantes poderão fazer ofertas de produtos e serviços para clientes de seus concorrentes, com benefícios para o consumidor, que poderá obter tarifas mais baixas e condições mais vantajosas.”

2ª Melhor experiência no uso de produtos e serviços financeiros: “torna possível, ainda, que as instituições participantes ofereçam soluções que facilitam às pessoas controlarem suas vidas financeiras. Quem, por exemplo, possui mais de uma conta bancária ou tem conta em um banco e empréstimo em outro, poderá ver todas as suas informações em um único local.”

O assunto é bastante relevante e extenso, motivo pelo qual vou apresentá-lo em 04 posts, de 13/03 a 04/04.

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