Cadastro Positivo entrou em vigor em 01 de janeiro de 2013.

Cadastro Positivo entrou em vigor em 01 de janeiro de 2013.

Caras/os Leitoras/es,

Neste post informo sobre a entrada em vigor do Cadastro Positivo, fator importante para a redução das taxas de juros dos empréstimos e financiamentos no Brasil.

Por exemplo, a maioria dos brasileiros conhece a modalidade de empréstimo “Crédito Consignado”. Trata-se de empréstimo concedido às pessoas que recebem pensões / proventos / salários, pelos bancos/financeiras que antecipam valores aos clientes e descontam mensalmente no contracheque (holerite) as prestações.

Esta modalidade de empréstimo tem jurosmais baratos” que outras modalidades, em função de que bancos/financeiras não embutem no custo dos juros desses empréstimos consignados a taxa de risco, ou seja, no consignado o número de pessoas que deixam de pagar as prestações é reduzido (o menor nível entre todos os empréstimos para pessoas físicas).

Na mesma linha deste exemplo, com a aprovação do Decreto Lei 7.829, de 17/10/2012, que regulamentou a Lei 12.414, de 09/06/2011, do Cadastro Positivo,  bancos/financeiras e comércios em geral terão acesso a pontualidade dos potenciais clientes, fato que poderá reduzir os juros cobrados para aqueles que nunca ou raramente atrasam e juros mais altos para aquelas pessoas que sempre atrasam.

Veja que interessante, será uma REVOLUÇÃO, ou seja, quando alguém entra atualmente em um banco/financeira ou mesmo em uma loja para solicitar um empréstimo/financiamento, estes agentes automaticamente consultam se a pessoa tem restrições (SPC, SERASA, protestos, cheques devolvidos, etc.).

Com a implantação do Cadastro Positivo há uma alteração, eles também irão consultar se a pessoa paga outras contas no vencimento (de bancos, concessionárias de fornecimento de água/energia, carnês de outras lojas, administradoras de cartões de crédito, etc.).

No mundo inteiro as pessoas/empresas/governos que pagam pontualmente são beneficiadas com taxas de juros menores.

Na próxima semana, apresento outras dicas e informações sobre como aderir ao cadastro positivo e as precauções que devem ser tomadas.

Compartilhar: