Cadastro Positivo outras dicas.

Cadastro Positivo outras dicas.

Caras/os Leitoras/es, 

Em prosseguimento ao assunto do post da semana passada, apresento novas dicas sobre o Cadastro Positivo, quem gerencia e qual a forma de aderir ao cadastro.

O Governo editou as Leis que regem o Cadastro Positivo, mas não gerencia o banco de dados com as informações, referido Cadastro é administrado por empresas privadas, inclusive, sem exclusividade. Empresas administradoras de bancos de dados, como a Serasa Experian, as quais já operam possuem serviços de listas de inadimplências, estão mais aptas, além de possuírem ferramentas tecnológicas eficientes para gerir o Cadastro Positivo.

No site da Serasa Experian, disponível em (https://www.cadastropositivoserasa.com.br/cadastropositivo/para-voce/como-aderir.html) você pode fazer a adesão, seguindo: 

  • Para aproveitar as vantagens do Cadastro Positivo, é necessário que você autorize, por meio de um Termo de Abertura, que as empresas tenham acesso aos seus dados positivos nos bancos de dados como o da Serasa Experian.
  • A autorização também pode ser feita na empresa onde você fechou negócio, quando realizar a compra a prazo ou contratar um financiamento, por exemplo.
  • Lembre-se: de acordo com a lei, essa autorização só tem valor com sua assinatura, em documento específico ou cláusula apartada, garantindo que você está ciente da abertura do Cadastro Positivo.
  • Com sua autorização, as empresas passam a informar aos bancos de dados os compromissos que você assumiu (contas de serviços, financiamentos, cartões de crédito, entre outras) e sua pontualidade de pagamento.
  • Os bancos de dados, por sua vez, organizam as informações do Cadastro Positivo em um relatório de crédito que pode ser consultado por você sempre que quiser. 

Na próxima semana, apresento outras dicas e informações  as precauções que devem ser tomadas.

Compartilhar: