Cidadania Financeira BACEN – Treinamentos Online de Finanças Pessoais Grátis

Cidadania Financeira BACEN – Treinamentos Online de Finanças Pessoais Grátis

Caras/os Leitoras/es

O Banco Central do Brasil (BACEN) tem um link (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/cursos) com várias iniciativas em relação à “Cidadania Financeira”, que a cada dia se torna mais imprescindível, haja vista o Auxílio Emergencial, quando foram identificados mais de 30 milhões de brasileiros à margem da sociedade, sem documentos ou registros nas estatísticas oficiais dos Governos.

Visando melhoria da relação do cidadão com o dinheiro que ele recebe, o BACEN tem dois cursos onlinegrátis” que auxiliam as pessoas no entendimento de temas do cotidiano, são eles: Gestão de Finanças Pessoais (GFP) e Formação de Multiplicadores da Série "Eu e Meu Dinheiro".

É fácil de acessar e tem uma linguagem bastante simples e acessível, além de plantão de dúvidas:

► Gestão de Finanças Pessoais (GFP) - Inscreva-se grátis

Objetivo: Oferecer aos participantes informações e ferramentas para gerir suas finanças.

Descrição: Curso on-line, gratuito, com todo o conteúdo apresentado por meio de vídeos animados, utilizando conceitos básicos sobre temas do cotidiano das pessoas. Apresenta a divertida história da família de Tarcísio e seus amigos, que buscam utilizar o dinheiro de modo consciente e otimizar os gastos.

O curso aborda os seguintes módulos/temas:

-Nossa relação com o dinheiro

-Orçamento pessoal ou familiar

-Crédito e endividamento

-Consumo planejado e consciente

-Poupança e investimento

-Prevenção e proteção

-Consumindo serviços financeiros

Dúvidas: Para esclarecer dúvidas dos inscritos, foi criado um fórum de compartilhamento no próprio ambiente do curso. Além do conhecimento adquirido, os alunos que concluírem os módulos também receberão certificado de participação.

Público-alvo: toda a sociedade

Carga horária: 20 horas

Duração: 30 dias, contados a partir do momento da inscrição

► Formação de Multiplicadores da Série "Eu e Meu Dinheiro" - Inscreva-se grátis

Objetivo: O curso destina-se a sensibilizar os participantes para a gestão das finanças pessoais e a capacitá-los para conduzir grupos de discussão sobre os vídeos da série "Eu e meu dinheiro", produzida pelo Banco Central.

Descrição: Curso online, gratuito. Para cada um dos vídeos da série, o curso possui um vídeo de perguntas para reflexão, um debate com especialistas sobre os temas abordados e um guia para discussão em grupo. Os participantes que completarem todos os módulos receberão um certificado de multiplicadores da série.

A série "Eu e meu dinheiro", produzida pelo Banco Central do Brasil, abrange cinco vídeos de curta duração com estórias ficcionais que estimulam a reflexão sobre conceitos importantes de educação financeira, como:

-Necessidades e desejos

-Orçamento familiar

-Uso de crédito

-A importância de poupar

-Riscos e imprevistos

-Consumo consciente

Público-alvo: toda a sociedade

Carga horária: 10 horas

Duração: 30 dias, contados a partir do momento da inscrição

O que você está esperando!!!

Acesse – Realize – Coloque em Prática !!!

Na próxima semana, apresento novo assunto.

Compartilhar: