Cidadania Financeira direto da fonte – Banco Central do Brasil (BACEN) !!!

Cidadania Financeira direto da fonte – Banco Central do Brasil (BACEN) !!!

Caras/os Leitoras/es,

O Banco Central do Brasil (BACEN) tem um site de cidadania financeira, visando “à educação, à proteção e à inclusão financeira”. São vídeos, links, orientações, sobre várias situações financeiras (endividamento, disponibilidade para aplicar, financiamento, orçamento familiar, etc.). Basta acessar o link (https://cidadaniafinanceira.bcb.gov.br/orcamento-pessoal-ou-familiar) e navegar a vontade.

Segundo o BACEN:

“Para transformar sonhos em realidade é preciso estabelecer metas claras e objetivas, que geralmente precisam de recursos financeiros para que sejam alcançadas. Por isso, controlar o orçamento pessoal ou familiar é vital. Para um bom planejamento financeiro, é importante que toda a movimentação de recursos – incluindo todas as receitas, despesas e investimentos – esteja organizada. Isso inclui a participação e o comprometimento de cada membro da família, considerando os diferentes perfis de comportamento financeiro de seus integrantes.”

Não espere, ponha em prática:

·         “O orçamento é uma ferramenta valiosa para que você consiga gerenciar sua vida financeira. Crie o saudável hábito de fazê-lo. Você só tem a ganhar.

·         Lembre-se da regra de ouro: o objetivo principal é ter orçamento superavitário. Mantenha suas despesas sempre menores que suas receitas. Em resumo, gaste menos do que você recebe.

·         No início, caso experimente dificuldades em fazer o orçamento, não desanime. É normal haver dúvidas ao iniciarmos procedimentos novos.

·         Lembre-se de que existem diversas ferramentas para você fazer e acompanhar seu orçamento, desde as mais simples, como um pedaço de papel e um lápis, até as mais sofisticadas, como planilhas e programas de computador. Use aquela com a qual você se sente mais confortável.

·         Após conseguir obter um orçamento superavitário, ou seja, gastar menos do que recebe, crie o hábito de fazer uma poupança, tanto para realizar seus sonhos, como para ter segurança em situações imprevistas ou de emergência.

·         O uso do dinheiro muitas vezes envolve não apenas você mesmo, mas também sua família mais próxima. Caso essa seja sua realidade, não deixe de conversar com seus familiares e traçar planos em comum, de modo que todos estejam compromissados com o que for definido no planejamento orçamentário.”

Sigam as recomendações e aprendam mais:

O BACEN ainda possui vários cursos e cadernos de orientações gratuitos o Curso Online de Gestão de Finanças Pessoais e o Caderno de Educação Financeira com Foco na Gestão de Finanças Pessoais.  No módulo 2 do Caderno, intitulado Orçamento Pessoal ou Familiar, você poderá:

·         “Reconhecer o orçamento como ferramenta para compreensão dos próprios hábitos de consumo;

·         Aplicar os conceitos de receitas e despesas na elaboração do orçamento, para torná-lo superavitário;

·         Utilizar o orçamento para planejamento financeiro pessoal e familiar.”

Vídeos relacionados

O Piano ou a Aninha - Série "Eu e meu dinheiro"

Links relacionados

Ferramentas disponíveis para ajudar você a se planejar e organizar suas finanças

Na próxima semana, apresento novo assunto.

Compartilhar: