Compras on-line – dicas de seguraça – segundo a PROTESTE

Compras on-line – dicas de seguraça – segundo a PROTESTE

Caras/os Leitoras/es,

A Associação Brasileira de Defesa do ConsumidorPROTESTE (https://www.proteste.org.br/) elaborou um levantamento sobre os meios de pagamento nas compras on-line, veja a análise dos principais:

·         Bcash/PayU (https://bcash.com.br) – Presente em 16 países, o Bcash/PayU permite a transferência de dinheiro para outras pessoas, sem a necessidade de possuírem uma conta cadastrada no facilitador. Libera também que se adicione até 250 usuários em sua conta – o que é ótimo para quem precisa que ela seja acessada por mais de uma pessoa. Você ainda pode comprar em lojas internacionais e parcelar em até 24 vezes, dependendo da bandeira de seu cartão de crédito. Só um detalhe: a transação envolve juros. Aceita cartão de crédito, boleto bancário, transferência on-line e saldo na conta. E oferece suporte técnico por e-mail, telefone ou pelo site.”

·         Mercado Pago (https://www.mercadopago.com.br) – O Mercado Pago pertence ao conhecido Mercado Livre, presente em 13 países. Começou como uma alternativa de pagamento do site, mas hoje está disponível em diversas lojas. Aceita como pagamento saldo na conta, cartão de crédito e boleto, parcela em 24 vezes (com juros). Ele permite enviar dinheiro a qualquer pessoa que possua um e-mail (ela não precisa ser cadastrada no facilitador) e transferir o saldo para uma conta bancária, mas, pelo serviço, cobra o custo fixo de R$ 3. O contra é que você só pode rever suas operações realizadas em até seis meses da data de pesquisa. E o suporte técnico só está disponível pelo site da empresa.”

·         Moip (https://moip.com.br) – No Moip, você pode comprar com um único clique. Ou seja, não precisa inserir os dados do cartão toda vez que for fazer uma transação. Também pode parcelar as suas compras em até 12 vezes – com incidência de juros. No caso de cobranças por e-mail, o facilitador notifica, tanto ao comprador quanto ao vendedor, as atividades realizadas, como cancelamento da solicitação e edição do valor da cobrança. Mas atenção: apenas na conta "Negócios". Também realiza transferência de dinheiro para outros, sendo que o limite é definido de acordo com os documentos enviados para a verificação da conta. Aceita cartão de crédito, boleto bancário, débito on-line e transferência on-line.”

·         PagSeguro (https://pagseguro.uol.com.br) – “No PagSeguro, a visualização dos cartões de crédito cadastrados é limitada aos cinco últimos. Nas contas verificadas, é permitida a transferência de saldos para terceiros ou o repasse para um cartão pré-pago. No entanto, nas não verificadas, só é possível a transferência para a conta bancária do usuário. Mas atenção: é possível fazer apenas uma solicitação gratuita de transferência por dia; a partir da segunda, é cobrada uma tarifa de R$ 3,50, por cada. Em compensação, permite mais de um usuário em cada conta e o parcelamento até 18 vezes. A transação pode ser feita em um clique e aceita cartão de crédito, boleto, débito on-line, depósito e saldo em conta.”

·         PayPal (https://www.paypal.com/br) – O mais popular de nossa amostra, o PayPal está presente em 200 países, possui 192 milhões de contas e recebe pagamentos em mais de cem moedas. Nele, é possível adicionar até oito cartões de crédito em contas cadastradas e até quatro, nas não verificadas. Além disso, você ainda pode cadastrar uma conta bancária brasileira ou americana do Citibank, HSBC ou Santander. Também permite buscas de operações feitas até três anos anteriores à data da pesquisa. E mais: as compras podem ser realizadas em apenas um clique do mouse e parceladas em até 12 vezes, inclusive em lojas internacionais. Aceita cartão de crédito, débito on-line, saldo em conta e cartão pré-pago.”

Segundo a PROTESTE, as vantagens dos facilitadores de pagamento on-line são: “A principal é a segurança, já que o consumidor não precisa expor os dados de seu cartão. Quando opta por isso, informa os dados do cartão apenas para a plataforma e não para o site em que está realizando a compra, evitando fraudes e vendedores fantasmas. Outro fato para se levar em conta é que, se o consumidor tiver algum problema com a compra, como um pedido não entregue, o dinheiro é devolvido.”

E as dica de uso, ainda segundo a PROTESTE, são: “Como outros meios de pagamento, ele deve ser usado com responsabilidade. É preciso avaliar a necessidade de cada compra, evitar parcelamentos e programar os gastos de acordo com a receita disponível em cada mês.”

As compras on-line caem cada vez mais no gosto dos consumidores brasileiros, motivo pelo qual devemos ficar atentas(os) na melhores práticas para compras seguras.

Na próxima semana, trago outras dicas e mais informações sobre o assunto.

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