Compras por impulso nos supermercados (caixas e pontas de gôndolas), controlem-se!

Compras por impulso nos supermercados (caixas e pontas de gôndolas), controlem-se!

Caras/os Leitoras/es,

Geralmente, no final de ano intensificamos nossas idas aos supermercados e devemos ficar atentos quando estamos esperando nas filas dos caixas,  invariavelmente, nesta época, a espera é maior, ou passando pelas pontas de gôndolas.

Segundo uma pesquisa da Procter & Gamble – P&G (gigante americana que atua no setor de beleza, higiene pessoal e limpeza): “a compra de produtos colocados na boca do caixa pode aumentar em 15% o faturamento dos supermercados – o que, em um setor que faturou R$ 224,3 bilhões em 2011, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), representa algo em torno de R$ 33,6 bilhões em compras naqueles poucos minutos de espera.”

Mas como podemos evitar comprar aqueles produtos que não precisamos e acabamos caindo na tentação de levar para casa, inclusive, muitas vezes constatamos que possuímos outros exemplares adquiridos anteriormente?

Segundo Ana Paula Mussi Cherobim, professora de Administração da Universidade Federal do Paraná - UFPR, você pode evitar a compra por impulso, adotando algumas estratégias:

  • Na fila, em vez de pensar no que pode ter esquecido, o consumidor deve analisar se realmente precisa dos itens que estão no carrinho. Isso faz com que ele preste atenção nas compras e não no que está a sua volta.
  • Faça uma lista de compras e siga o que está anotado. Caso lembre de alguma coisa na loja, anote na lista ao invés de pegar e colocar direto no carrinho. Isso faz com que o consumidor reflita se precisa ou não do item.
  • Não adianta fazer economia antes da fila para comer ou comprar algo supérfluo na saída do supermercado. A compra por impulso acontece antes e depois do caixa.
     
  • Para evitar itens de decoração e equipamentos para o lar, que podem estar no caminho das compras, o consumidor pode se planejar para comprar algo mensalmente. Pode anotar tudo o que quer comprar, como vassouras, potes e copos, e a cada mês comprar um produto. Com isso, a compra é programada e deixa de ser impulso.

Vejam que interessante, trata-se de uma estratégia de marketing muito estudada pelos supermercados, ou seja, vocês consumidoras(es) são induzidos a compras desnecessárias constantemente,  sem perceber, principalmente naqueles momentos de distração quando estão aguardando passar as compras no caixa.

Segundo o Superintendente da ABRAS, Tiaraju Pires: “os caixas e as pontas de gôndolas são chamadas de “pontos quentes” pelos varejistas. Sabemos que há o impulso do consumidor em comprar o que está em destaque, às vezes porque é lançamento ou porque está em promoção, ou ainda porque ele está na fila esperando e olhando os produtos expostos, avalia.”

Então, nesta última semana, fiquem atentas(os) para não caírem na armadilha das compras por impulso, as quais, com certeza, oneram o total dos gastos com despesas em supermercados.

A íntegra desta matéria foi publicada por João Pedro Schonarth, em  20/10/2012, no caderno de economia da Gazeta do Povo (com a agência  O Globo) disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?id=1309596&tit=Armadilhas-do-varejo-elevam-conta-em-15

Na próxima semana apresento novo assunto.

Compartilhar: