continuação...Banco Central (BACEN) intensifica controle de operações de crédito de Pessoas Físicas

continuação...Banco Central (BACEN) intensifica controle de operações de crédito de Pessoas Físicas

Caras(os) Leitoras(es),

Apresento mais algumas considerações a respeito deste assunto, corroborando as informações do post da semana passada (27/07/2012).

A importância do controle mais efetivo das operações de pessoas físicas por parte do BACEN, se faz necessário pela proporção que este tipo de empréstimo  representa no volume total do sistema.

A medida tem caráter de fiscalização de instituições financeiras, por exemplo, um dos problemas que ocorreu no Banco Panamericano foi ter vendido a carteira de empréstimos pessoa física para outras instituições financeiras e não baixou tais empréstimos dos seus sistemas. Caso o controle de operações do BACEN estivesse em funcionamento, poderia ter minimizado o rombo daquele Banco ou mesmo poderia ter agido proativamente, detectando a grande quantidade de empréstimos duplicados em dois bancos

No dia 12 de dezembro de 2011, quando o Banco Central do Brasil (BACEN) editou a Circular3.567 (que trata do assunto), declarou: “A medida contribui para o aprimoramento das ferramentas que o BC tem para supervisionar e avaliar as condições econômico-financeiras das instituições, além de propiciar um melhor conhecimento do processo de inclusão financeira no Brasil". A íntegra da nota está disponível em: https://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2011/12/12/bc-identificara-clientes-com-operacoes-superiores-a-r-1-mil.

O BACEN está tentando, cada vez mais, instruir o cidadão comum, consumidor de produtos bancários, a entender/fiscalizar/reivindicar seus direitos. Nessa linha, em abril de 2012 editou a Carta de Serviços ao Cidadão, cujo teor tem o sentido de educar financeiramente as pessoas. Um exemplo é a catalogação das informações e aplicativos do site do BACEN: 

Vejam, é bastante interessante esta carta de serviços, pois engloba em um só documento as informações úteis para convivermos de uma forma mais harmoniosa dentro do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Mais informações da carta de serviços ao cidadão estão disponíveis em: https://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/carta_servicos_cidadao_internet.pdf.

Na próxima semana apresento novas funcionalidades da Carta de Serviços ao Cidadão do BACEN.

Compartilhar: