A crise chegou !!! Dicas da PROTESTE para reduzir/controlar o orçamento doméstico !!!

A crise chegou !!! Dicas da PROTESTE para reduzir/controlar o orçamento doméstico !!!

Caras(os) Leitoras(es),

Em post anterior, apresentei a PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), da qual sou associado, sendo sua definição: “entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, fundada em 16 de julho de 2001. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de consumidores internacionais, a PROTESTE ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. Também se mobiliza para aperfeiçoar a legislação de consumo(https://www.proteste.org.br/quem-somos).”

Na revista Dinheiro e Direitos que a PROTESTE edita, número 56 de junho/julho de 2015, há várias dicas para reduzir/controlar o orçamento doméstico, ela trata como “Atitudes que valem ouro”. Abaixo reproduzo na íntegra referidas dicas.

LAVAR E PASSAR: A máquina de lavar e o ferro de passar consomem muita energia. Por isso, acumule o maior número de peças de roupa possível e lave todas de uma vez. Faça o mesmo na hora de passar. Outra dica: passe as roupas que necessitam de menos calor por último. Após desligar o ferro, aproveite enquanto ele ainda está quente.

LÂMPADAS:Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que são mais econômicas.

CHUVEIRO:No caso dos elétricos, não reaproveite resistências. Além de aumentar o consumo de energia, elas, quando em mau estado, oferecem risco de curtos-circuitos e choques. Remendos nos fios também aumentam o consumo. Além disso, reduza o tempo do banho. Esta última sugestão vale ainda, é claro, para quem tem chuveiro a gás.

INTERNET:Ao fechar com uma empresa que oferece serviço de Internet, fique atento às condições oferecidas. Apesar de a oferta de pacotes de dados ser grande, em geral um com velocidade de 25 Mbps já é suficiente para você navegar e ver filmes sem se preocupar com a capacidade.

COMPUTADOR:Em vez de utilizar o descanso de tela, configure o monitor do computador para desligar após algum tempo sem uso. Só ligue a impressora e outros periféricos quando for utilizá-los.

LUZ DO DIA: Aproveite, ao máximo, a luz solar. Procure deixar as cortinas abertas e priorize os ambientes claros.

AR-CONDICIONADO:Mantenha o filtro do ar-condicionado limpo e sempre use o termostato para não haver sobrecarga do aparelho. E só ligue quando estritamente necessário. O ar-condicionado é um dos principais vilões da conta de luz. Troque-o pelo ventilador sempre que puder.

CELULAR:O primeiro passo para economizar é escolher o plano adequado para você. Lembre-se de que, geralmente, pessoas que têm planos de uma mesma operadora podem se falar sem custo. Aplicativos gratuitos de voz ou mensagem também são uma boa opção. Sobre pacote de dados, contrate o que está de acordo com suas necessidades. Se usa o smartphone só para acessar seu e-mail e rede sociais, um com 500 MB é o suficiente.

ÁGUA:Ao escovar os dentes e tomar banho, desligue a torneira quando a água não estiver sendo utilizada. Assim você economiza litros e litros.

TV POR ASSINATURA:Antes de contratar um pacote, avalie se ele é mesmo necessário. Hoje existem empresas que oferecem serviço de TV por Internet com grande variedade de filmes e séries a um custo mensal mais acessível. Se optar pela TV a cabo, tenha em mente que escolher o pacote que se encaixa em seu perfil faz toda a diferença quando o assunto é economia.

MICRO-ONDAS:Sempre que possível, prefira o fogão a gás ao micro-ondas. Se vai comprar um novo aparelho, escolha o sem grill, mais econômico. Caso já tenha micro-ondas com grill, evite usar essa função.

DESPERDÍCIO:Não deixe luzes acesas à toa ou aparelhos eletrônicos ligados sem ninguém estar usando.

STAND-BY:Esqueça o hábito de deixar aparelhos em stand-by. Isso pode representar uma economia de 12% na conta de luz.

TELEFONE FIXO:Faça ligações para outro estado ou país nos dias e horários em que as tarifas são reduzidas: de segunda a sexta, de meia-noite às 6h, aos sábados e domingos após 14h, e a qualquer hora nos feriados. Encontrar o plano adequado ao que você realmente precisa também é uma boa forma de economizar. Porém, se possível, prefira falar com quem está longe pela Internet. Existem vários programas que permitem isso de graça.

LOUÇA:Para evitar o enxágue excessivo, tire parte da sujeira da louça, com pano ou papel, antes de lavá-la.

FOGÃO X GELADEIRA:Coloque fogão e geladeira afastados um do outro. Isso porque, quando próximos, o calor do fogão faz com que o motor da geladeira gaste mais energia para manter o ambiente interno refrigerado.

GÁS:Prefira a panela de pressão ou deixe os alimentos previamente de molho. Dessa maneira, eles cozinham mais rápido e você gasta menos gás. Bocas do fogão sujas ou desreguladas aumentam o consumo de gás. E atenção: boca grande para panela pequena também é sinônimo de desperdício.

GELADEIRA:Não coloque comida muito quente na geladeira e a mantenha sempre limpa: dois milímetros de gelo nas paredes são capazes de aumentar em 10% o consumo de energia. Ainda para não desperdiçar energia, verifique a vedação da porta. Coloque uma folha de papel na parte onde a porta fecha. Se conseguir retirar a folha, é preciso trocar a borracha.”

No site da PROTESTE há ainda várias dicas sobre estudos que ela realiza, os quais possuem o objetivo de orientar os consumidores a reduzir seus gastos ou mesmo, melhorar a eficiência dos produtos e serviços adquiridos:

1 - descubra o pacote de TV por assinatura ideal para você em: proteste.org.br/tvporassinatura;

2 - escolha os melhores planos de DDD e DDI para você em: proteste.org.br/tarifasddd e proteste.org.br/tarifasddi.

Na próxima semana, iniciarei novo assunto.

Compartilhar: