Dicas de Cartões de Crédito, Débito e Pré-pago, segundo a Abecs

Dicas de Cartões de Crédito, Débito e Pré-pago, segundo a Abecs

Caras/os Leitoras/es,

A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em seu 13º CMEP – Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento, divulgou o balanço de 2018 do segmento de cartões, vejam os dados do volume de transações:

Notem, foram mais de 18 bilhões de transações em 2018, algo em torno de 35,8 mil pagamentos por minuto, motivo pelo qual a Abecs divulga um conjunto de dicas importantes para este meio de pagamento que cada vez mais tem se tornado o preferido entre os consumidores. Vejam o conjunto de dicas:

Antes de comprar: faça as contas. Veja se o valor cabe no seu bolso.

Ao pagar a fatura: prefira sempre pagar o valor integral da fatura. Assim, você evita os juros na próxima fatura.

Ao viajar: antes de viajar, não se esqueça de avisar o gerente de sua conta. Isto evita possíveis bloqueios do cartão por suspeita de fraude.

Cartão sem chip: no caso de pagamento com cartão de crédito sem chip, é necessária a assinatura no comprovante de compra e apresentar um documento de identificação com foto.

Confira a fatura: confira sempre a fatura de seu cartão. Caso não reconheça alguma despesa, entre imediatamente em contato com a Central de Atendimento do seu cartão.

Controle dos gastos: guarde sempre os comprovantes de suas compras. Para evitar sustos e não estourar o orçamento some-os sempre para saber o quanto já gastou no mês. Não se esqueça de incluir os gastos com compras parceladas.

Cuidados com a senha:

- A senha é individual e intransferível, deve ser memorizada e mantida em sigilo absoluto.

- Atenção com as pessoas estranhas ao seu redor, ao digitar a senha.

- Para sua segurança, não escolha senhas combinações numéricas que possam ser identificadas por terceiros com facilidade, como datas de nascimento e números de documentos, entre outros.

Cuidados com o cartão:

- Assinar no local indicado, imediatamente após o recebimento.

- Mantê-lo em local seguro e não o emprestar a terceiros.

- Não amassar, dobrar ou deixá-lo próximo a campos magnéticos ou aparelhos eletrônicos.

- No caso de substituição do cartão, inutilizar o anterior.

Opções para o pagamento da fatura: pagamento mínimo do cartão é só para emergência. Procure sempre alternativas de financiamento com juros mais baixos.

Pagamento mínimo da fatura: se não pagar toda a fatura do cartão, lembre-se que no mês seguinte tem que pagar o resto + juros.

Pagamento total da fatura: fique fora da bola de neve. Pague o valor total da fatura do cartão no vencimento.

Parcelamento: se for parcelar com cartão, cuidado para não comprometer o orçamento dos próximos meses.

Perda e roubo do cartão: em caso de perda ou roubo de seu cartão, entre imediatamente em contato com a Central de Atendimento do seu cartão.

Planejamento: programe suas compras. Não utilize o cartão como se fosse um segundo salário.

Seu cartão de crédito: ao utilizar cartão de crédito, o valor total da compra não deve ultrapassar o limite de crédito disponível, mesmo que a compra seja parcelada. As despesas poderão ser acompanhadas através da fatura mensal do cartão.

Seu cartão de débito: ao utilizar cartão de débito como forma de pagamento, o valor da compra será debitado diretamente da conta corrente. A transação é autorizada mediante a digitação da senha de conta corrente e desde que haja saldo disponível em conta no momento da transação.

São excelentes dicas de segurança, controle financeiro e manuseio dos cartões, principalmente o de crédito.

No próximo post, apresento novo assunto.

Compartilhar: