Dicas de sites de Educação Financeira e Previdenciária

Dicas de sites de Educação Financeira e Previdenciária

Caras(os) Leitoras(es),

No post da semana passada apresentei argumentos sobre a importância da Educação Financeira e Previdenciária, inclusive, citei empresas que estão despertando para essa necessidade de seus funcionários/colaboradores, visando além do bem estar, obter melhor rendimento na execução das tarefas.

Um segmento bastante atuante na educação financeira e previdenciária de seus intervenientes são os fundos de pensão (Entidades Fechadas de Previdência Complementar), que por força de legislação da PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Complementar, foram induzidos a estabelecer programas para seus participantes e assistidos.

Detalhe interessante é que tais programas estão à disposição do público em geral, por exemplo, no site da PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, há uma série de vídeos e matérias sobre educação financeira e previdenciária interessantes e intuitivas, por meio do link: https://www.previ.com.br/portal/page?_pageid=57,1600445&_dad=portal&_schema=PORTAL

No site da PREVI tem uma matéria cujo título é: Saúde Financeira - planejando a aposentadoria entre pares” – “A recomendação dos educadores financeiros, dos psicólogos e médicos é unânime: quanto antes começar o planejamento - financeiro e emocional - melhor para encarar a aposentadoria. Na vida de um casal tudo deve ser compartilhado, inclusive a tomada de decisão sobre essa nova fase. Aproveitar esse momento junto pode ser bastante saudável e interessante, mas o diálogo e o respeito às individualidades devem estar presentes para que conflitos sejam evitados.”

Ainda nessa matéria, há um alerta do psicólogo e especialista em gerontologia pela Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati/UERJ) e do Instituto Sequoia, Wallace Hetmanek dos Santos, sobre a necessidade de um Plano em conjunto:

  • Afirma que não há uma fórmula mágica para um casal planejar o momento da aposentadoria, mas   elaborar e executar um plano em conjunto é interessante. Imagina se a mulher quer sair da vida agitada de uma cidade e morar no interior e o homem não. É preciso conciliar os desejos com equilíbrio para que os riscos dos desencontros sejam minimizados. O especialista alerta que no momento da aposentadoria, pelo fato do tempo livre aumentar, naturalmente a interação entre os pares também cresce. Aquelas oito horas de trabalho passam a ser do casal. Segundo Dos Santos, se conflitos foram deixados para trás provavelmente eles virão à tona.” Comenta o psicólogo.

Outro bom exemplo de site com dicas de educação financeira e previdenciária é o da PETROS – Fundação          Petrobrás de Seguridade Social, disponível em: https://www.petros.com.br/portal/server.pt?open=512&objID=200&&PageID=161905&mode=2&in_hi_userid=343417&cached=true.

Pelo fato da PETROS administrar vários planos previdenciários fechados de outras categorias: Advogados, Artistas, Atuários, Médicos, etc. Há uma grande diversificação de matérias e vídeos, como por exemplo o vídeo que fala daImportância de montar uma reserva financeira, disponível em - https://www.petros.com.br/portal/server.pt?open=514&objID=430132&parentname=CommunityPage&parentid=4&mode=2&in_hi_userid=343417&cached=true.

Aproveite, navegue, instrua-se e adquira o hábito de poupar e pensar no seu futuro: “SEJA PREVIDENTE”.

Na próxima semana apresento novo assunto: “Empréstimos de baixo valor entraram na mira do BC”.

Compartilhar: