Educação Financeira – Corrupção e Controle Social !!!

Educação Financeira – Corrupção e Controle Social !!!

Caras/os Leitoras/es,

Todo processo de mudança de uma sociedade tem início, invariavelmente, com as atitudes de cidadãs(os). Sem a participação efetiva, nada muda e o brasileiro já passou da hora de engajar-se nas causas coletivas, compartilhando a solução e fiscalização da “coisa pública” com os gestores da cidade, estado e país.

Desde a 2ª quinzena de julho de 2016, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) disponibiliza um aplicativo, compatível com dispositivos móveis (telefones celulares e tablets) o qual proporciona a(ao) cidadã(o) paulista efetuar denúcias ou enviar informações ao TCESP, contribuindo para fiscalizar o uso correto do dinheiro público.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) em setembro de 2017 o Brasil, atingiu 241 milhões de linhas de telefonia móvel, a cada 100 brasileiros são 116 linhas, ou seja, há mais linhas de celulares do que pessoas. No estado de São Paulo esse número atinge 62,7 milhões, aumentando a densidade, de cada 100 paulistas, há 140 linhas de telefones celulares.

Vejam, somos um exército de pessoas que pode vencer a luta contra a corrupção, basta um esforço individual de cada cidadã(o), pois hoje pode-se gravar um vídeo, fazer um áudio, ou mesmo, bater uma foto, denunciando as situações onde o dinheiro público está tendo um gasto incorreto.

O nome do aplicativo é ‘Fiscalize com o TCESP’ e foi idealizado pelos funcionários do TCE, disponível no Google Play para celulares com o sistema ANDROID e, aqueles que utilizam IOS, basta baixá-lo na Apple Store.

Segundo o site do TCE; “Por meio do aplicativo, usuários do sistema público de saúde ou da rede pública de ensino, por exemplo, terão interface simples e prática para encaminhar reclamações, fotos e vídeos sobre as condições do serviço oferecido. Todos os dados serão georreferenciados, o que permitirá ao TCE-SP saber a data, a hora e o local exato de onde foi enviada a informação.”

O presidente do TCESP, Dimas Eduardo Ramalho, comentou:“Esse aplicativo ajuda a concretizar uma das principais linhas estratégicas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que é buscar uma maior aproximação com a sociedade civil e incentivar o cidadão a ser um fiscal do dinheiro público em seu cotidiano”.

Já o Diretor de Tecnologia da Informação do TCE, Rodney Idankas, disse: “Esta é mais uma ferramenta de controle social que o TCE coloca à disposição da sociedade.   Quanto mais o cidadão utilizar o aplicativo, mais forte e eficiente será o controle social, mais adequada será a prestação do serviço e melhor será o emprego de dinheiro público”.

Em 19 de outubro de 2017, o TCESP divulgou alguns dados: “A atuação dos cidadãos brasileiros em relação à fiscalização do uso do dinheiro público cresceu quando comparada a 2016. O aplicativoatingiu em 2017, 732 denúncias, o que representa um aumento de 233% em relação às 220 ocorrências registradas em 2016. Com um total de 356 reclamações, gestão pública foi a categoria que apresentou maior emissão de chamados em 2017. Em segundo lugar, aparece transparência, com 97 queixas, seguida por saúde, com 86. Podem também serem avaliadas as áreas de Educação, obras públicas, meio ambiente, segurança, transporte público. Considerando as denúncias de obras públicas, as irregularidades em vias públicas, obras de engenharia e água e esgoto foram alvos da maioria das denúncias. Neste quesito, Ribeirão Preto, São Vicente, Jundiaí, São Paulo, Araraquara e Jaboticabal foram os municípios que registraram o maior número de reclamações.”

Para baixar o aplicativoFiscalize com o TCESP” basta acessar o Google Play por meio do link https://migre.me/wnz9w, ou o App Store pelo link https://migre.me/wnzbc.

Lembrem-se, o uso correto e eficiente do dinheiro público, no limite, diminuirá os impostos, os serviços públicos melhoram e teremos mais recursos para utilizar em nossos objetivos pessoais, isso também faz parte da educação financeira.  

Na próxima semana, apresento novo assunto.

Compartilhar: