Educação Financeira e Previdênciária e os 15 anos da PROTESTE

Educação Financeira e Previdênciária e os 15 anos da PROTESTE

Em posts anteriorescomentei a atuação da PROTESTE, em junho ela completou 15 anos, um importante marco dessa Associação que possui conquistas consideráveis, nesses poucos anos de atuação.

Mas afinal o que é a PROTESTE?

Segunto página do seu site (https://www.proteste.org.br/quem-somos): “A PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, fundada em 16 de julho de 2001. Mantida com as mensalidades de seus associados, e com o aporte e a solidariedade de outras associações de consumidores internacionais, a PROTESTE ajuda os cidadãos a fazer valer seu poder de compra e a conhecer seus direitos. Também se mobiliza para aperfeiçoar a legislação de consumo. Isso ocorre por meio dos estudos que realizamos; das informações publicadas em revistas e no site; da participação em câmaras técnicas e eventos, e do serviço de orientação ao associado. Por essa razão, a PROTESTE intermedeia, sempre que necessário, os conflitos de associados com fornecedores e encaminha às empresas e às autoridades reivindicações e propostas pertinentes para melhorar produtos e serviços.”

Na revista PROTESTE 159, de julho de 2016 (página 16), há um resumo das principais conquistas da Associação nos 15 anos de atuação: 

·         criação do Custo Efetivo Total (CET),

·         a denúncia de fraude em 19 marcas de azeites extravirgens,

·         a retirada do mercado de ketchup com pelos de rato,

·         o bloqueio de sites de lojas por lesar consumidores,

·         a autuação de casas noturnas por falta segurança e,

·       na segurança veicular, o uso obrigatório do airbag frontal duplo, do sistema antitravamento das rodas (ABS) e da fixação Isofix para as cadeirinhas infantis.

Na qualidade de associado da PROTESTE, posso atestar os benefícios ao consumidor, pois as ações não se limitam a simples representação do mesmo, a Associação adquire produtos e serviços dos diversos segmentos, testando-os  segundo padrões aceitos internacionalmente, conferindo confiabilidade nos testes, inclusive, pelo fato de “comprar com recursos próprios” referidos produtos e serviços, fica com isenção para emitir opinião isenta sobre o desempenho dos principais concorrentes de cada segmento.

Eu mesmo tenho o hábito, antes de comprar um produto e/ou serviço, verificar no site os testes com os principais fornecedores e os resultados do desempenho e características de cada um.

Todas as informações você pode consultar no próprio site ou nas publicações da PROTESTE, veja o detalhe de cada uma (https://www.proteste.org.br/quem-somos/nossas-publicacoes):

·          “PROTESTE Primeira revista editada pela Associação, lançada em março de 2002. Circula mensalmente (exceto em janeiro), com 44 páginas repletas de testes dos mais variados produtos e serviços, começando por alimentos, passando por eletrodomésticos e computadores, e chegando à avaliação de preços de planos de celular e de TV por assinatura.”

·         DINHEIRO & DIREITOS – Lançada em abril de 2006, com 40 páginas e circulação bimestral (sai sempre nos meses pares), está voltada para o estudo de produtos e serviços financeiros (contas bancárias, fundos de investimentos, seguros, etc.) e para a orientação sobre os direitos do consumidor, da família, do trabalhador, etc.

·         PROTESTE SAÚDE – Com 24 páginas e circulação mensal, foi lançada em setembro de 2011. Aborda todo tipo de assunto voltado para saúde e bem-estar, como dietas, medicamentos e terapias, sob as mais variadas formas, desde os artigos que descrevem a evolução de uma doença até testes nutricionais e pesquisas sobre o comportamento da população.

A PROTESTE, segundo seu site, possui mais de 300.000 mil associados ativos, sendo a maior Associação de defesa dos consumidores da América Latina.

Para associar-se você deverá pagar aproximadamente R$ 100,00 por trimestre, sendo no 1º ano há um desconto de 80%. Acredito que vale a pena em função dos benefícios e por estarmos participando de um movimento em prol dos consumidores em geral e na melhoria de produtos e serviços ofertados no País.

Na próxima semana, apresento novo assunto.

Compartilhar: