
Educação Financeira e Previdenciária nas Escolas
Caras(os) Leitoras(es),
A Educação Financeira e Previdenciária para crianças, jovens e adultos deveria ser uma das prioridades da sociedade brasileira, pois tão importante quanto a educação formal, também promove o crescimento do Brasil como Nação, ou seja, a população como um todo teria a ideia correta da origem do dinheiro, seu custo e o que este “recurso” poderia realizar quando é recolhido na forma de impostos, taxas e contribuições.
Para se ter ideia do tamanho da dificuldade de implementar o tema, o site Educação Financeira na Escola apresenta uma estatística de 2008, que é bastante preocupante:
“Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, em 2008 os números acerca da organização financeira doméstica das famílias brasileiras eram considerados preocupantes: 36% dos pesquisados declararam ter um perfil gastador, 54% não conseguiram honrar suas dívidas pelo menos uma vez na vida e apenas 31% poupavam regularmente para a aposentadoria. Observou-se, ainda, que uma parte crescente da renda familiar destinava-se ao consumo, o que tornava as taxas de poupança demasiadamente baixas.”
Mais informações a respeito estão disponíveis no site do programa educação financeira na escola.
O link acima ainda traz informações sobre o caminho para professores implantarem o “Programa de Educação Financeira e Previdenciária” nas escolas, apresentando 03 livros para os alunos e 01 livro para o professor, os quais apresentam dicas importantes sobre o processo operacional e sugestões de temas a serem abordados.
Vejam a sinopse de cada livro:
“O livro 1, amarelo, trata das questões do âmbito individual, ou seja, a vida familiar e cotidiana dos estudantes, como por exemplo: fazer compras no supermercado, planejar uma viagem ou uma festa, adquirir um bem pessoal como um tênis ou um computador.”
“O livro 2, verde, enfatiza o projeto de vida do estudante, isto é, suas perspectivas de trabalho, empreendedorismo e a capacidade de planejar grandes projetos como comprar uma casa própria. Questões ainda do âmbito individual, porém trabalhadas em situações de médio e longo prazo.”
“O livro 3, azul, traz informações sobre a questão econômica do país e do mundo, conceituando bens públicos e abordando temas como mercado, previdência, funcionamento de organismos internacionais, como o FMI e a ONU. Neste bloco será explorado o âmbito social.”
Já o livro do professor traz em sua sinopse sugestões de formas didáticas de como implementar o programa:
“O livro do professor traz detalhadamente uma tabela com as competências que serão desenvolvidas em cada situação didática proposta (a situação didática se relaciona diretamente ao contexto individual e social do aluno). Muitas vezes, uma mesma competência se relaciona a mais de uma situação didática. Cabe ao professor decidir pelo tema em si a ser tratado ou pelas competências que deseja desenvolver.”
Outro site interessante que apresenta informações, dicas e formas de implantação da Educação Financeira e Previdenciária é o editado por Cássia D’Aquino, clique aqui. O currículo da profissional é bastante expressivo no assunto:
“Educadora com especialização em crianças, pós- graduada em Ciências Políticas, é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Criadora e coordenadora do Programa de Educação Financeira em inúmeras escolas do Brasil, é Corresponding Member da International Association for Citizenship, Social and Economics Education (IACSEE). Atua como palestrante em Congressos no Brasil e exterior. É a representante do Brasil no Global Financial Education Program, iniciativa voltada para o desenvolvimento da educação financeira da população de baixa renda em todo o mundo. É assessora de diversas instituições públicas e privadas para criação e desenvolvimento de programas de largo alcance. Entre outras, podem ser destacadas suas participações em projetos do Banco Central do Brasil, Banco Nacional de Angola, BM&F Bovespa, Febraban, Serasa Experian e USAID (United States Agency for International Development).”
Acredito que, a partir do momento que um número expressivo de crianças, jovens e adultos, despertar/tiver conhecimento sobre o tema Educação Financeira e Previdenciária, o Brasil poderá experimentar um novo futuro, mais promissor e perene, no “limite”, com pessoas indignadas e atuantes contra a corrupção vergonhosa que assola nosso País.
Na próxima semana,apresento novo assunto.