Empréstimos ou Financiamentos – O que é melhor?

Empréstimos ou Financiamentos – O que é melhor?

Caras/os Leitoras/es,

Nos próximos “posts” vão ser apresentadas dicas de como “contrairempréstimos e financiamentos.

A primeira dica foi colocada de maneira bem sutil na frase acima!!! Vejam, eu não usei a expressão “tomar” empréstimos e financiamentos, propositalmente utilizei “contrair” como se fosse uma “enfermidade” (o termo é forte mesmo porque precisamos tomar muito cuidado). Recorrer a empréstimos e financiamentos, então, deve ser a última opção.

A propósito, qual a diferença entre os termos empréstimos / financiamentos?

Segundo o Banco Central do Brasil (BACEN):

Empréstimo: “é um contrato entre o cliente e a instituição financeira pelo qual ele recebe uma quantia que deverá ser devolvida ao banco em prazo determinado, acrescida dos juros acertados. Os recursos obtidos no empréstimo não têm destinação específica”.

Financiamento: “é também um contrato entre o cliente e a instituição financeira, mas com destinação específica, como, por exemplo, a aquisição de veículo ou de bem imóvel”.

Clarificando então, devemos “contrair” empréstimos para cobrir falta de recursos emergenciais (Cheque Especial ou outras modalidades de curto prazo). Já no caso de financiamentos, seria para adquirir bens móveis e imóveis (prazos mais longos para pagar).

Bom, entendido a diferença entre empréstimos e financiamentos, agora a segunda dica, talvez a mais importante, inclusive vou utilizar caixa alta: A T E N Ç Ã O -QUANTO MAIS FÁCIL E RÁPIDO FOR O EMPRÉSTIMO/FINANCIAMENTO,         M A I O R   S E R Ã O   O S   J U R O S COBRADOS.

Raciocine comigo, os Bancos e Financeirasvivem” de emprestar e financiar $, se eles não receberem o dinheiro dos clientes, teoricamente quebram, então quando oferecem aos seus clientes empréstimos e financiamentos de maneira fácil e rápida, COM CERTEZA, estão embutindo na taxa de juros cobrada, as perdas que poderão ocorrer. CONCLUINDO, quem não atrasa e paga até o final, acaba arcando com o custo daqueles que não pagam.

Isso é correto? Infelizmente pode não ser moral, mas é legal.

Uma lei que tramitou e foi aprovada na Câmara e no Senado, a qual instituía o Cadastro Positivo (você poderia autorizar as empresas a fornecer aos Bancos e BACEN os vencimentos de suas contas e as datas que foram pagas), foi vetada pelo Presidente no último dia de seu mandato. No mesmo dia foi editada a Medida Provisória nº 518/2010, e o poder legislativo, agora, examinará o veto do então Presidente e decidirá sobre a manutenção da MP.

Na próxima semana discorro mais sobre o que poderia mudar com a implantação do Cadastro Positivo, além de outras dicas sobre o assunto.

Compartilhar: