Faça um 2021 melhor, com saúde física, mental e financeira!

Faça um 2021 melhor, com saúde física, mental e financeira!

Caras/os Leitoras/es,

Ano novo vida nova!

Quantas vezes ouvimos esta frase ao longo da vida?

Teve início o ano de 2021 e agora serão mais de 345 dias para tentar aplicar hábitos financeiros e previdenciários mais “saudáveis”, principalmente, que tivemos um ano de 2020 com redução de renda para a grande parte da população brasileira e mundial.

Uma dica legal é: evite estipular um objetivo muito “irrealista” ou tentar iniciar um controle dos gastos “minuto a minuto”, incluindo os mais relevantes e os de menor monta, tentando fazer relatórios elaborados e diários de todos os membros da família.

Isso tem poucas chances de dar certo! 

Em pouco tempo terá um “stress familiar” e vocês deixarão este controle elaborado de lado e pior, terão retomado o “controle zero”.

Portanto, sejam prudentes e deem o primeiro passo: um pequeno pedaço de papel, uma planilha ou qualquer outra forma que vocês preferirem.

Na primeira coluna do papel (planilha ou qualquer controlemarquem o que a família recebe/ganha (salários, ganhos extras etc.). Geralmente, na maioria dos casos haverá uma ou duas linhas.

Bem, na outra coluna, relacione os pagamentos/gastos da família (aluguel ou prestação do financiamento do imóvel, energia elétrica, água, telefones – fixo/celular, condomínio, despesas com alimentação/saúde/educação etc.). Pode-se imaginar que pela quantidade de itens a serem relacionados, vocês preencherão muitas linhas.

O PRIMEIRO PASSO É O MAIS DIFÍCIL, mas se fizerem este pequeno esforço durante 90 dias, poderão avaliar quais os pagamentos/gastos que “pesam” no orçamento e se há possibilidade de reduzir/eliminar um ou mais destes gastos.

ESTATISTICAMENTE FALANDO, UMA PARTE CONSIDERÁVEL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO SABE QUANTO GANHA E QUANTO GASTA – FATO QUE IMPEDE QUALQUER TIPO DE CONTROLE!!!

Depois de solidificar esta fase, temos a segunda etapa a ser implementada, ou seja, as questões de redução de pagamentos/gastos, fato que em muitas famílias envolve situações psicológicas de “perda” (a sociedade de consumo impõe a ditadura da compra sistemática e quando não compramos temos a sensação de perda)conflitos de “poder” nas famílias, e até mesmo sentimento de culpa.

Vamos tentar fazer diferente este ano?

Ou deixarão como promessas do final deste ano de 2021 ou 2022 ou 2023...

No próximo post, apresento outras observações deste assunto e outras dicas sobre os gastos de início do ano.

Compartilhar: