Hábitos inteligentes de consumo – e-mail marketing, fidelidade de cartões de crédito e orçamento familiar, qual a relação?

Hábitos inteligentes de consumo – e-mail marketing, fidelidade de cartões de crédito e orçamento familiar, qual a relação?

Caras/os Leitoras/es,

No post da semana passada ressaltei o quanto é “bombardeado” o consumidor através dos meios de comunicação de massa, inclusive há outra forma de propaganda em massa que atinge milhares de pessoas, que são os e-mails marketings, ou seja, mensagens/anúncios de produtos e serviços, que por sua facilidade de envio (a mesma mensagem pode ser enviada para muitos endereços de e-mails simultaneamente) acabam por sobrecarregar as caixas de e-mails de todos os usuários da internet.

Geralmente, recebemos ofertas de clubes de desconto, muito “tentadoras” e se não estivermos atentos, acabamos adquirindo produtos e serviços (refeições, eventos, viagens, livros, acessórios, presentes, etc.) que não estamos necessitando, ou mesmo, compramos por puro impulso e acabamos nem utilizando os cupons de desconto que tem prazo de validade exíguo.

Outro “vilão” que deve ser bem utilizado é o cartão de crédito, meio de pagamento eficiente, fácil de utilizar, porém quando seu uso não é controlado, podemos perder o domínio de nossas dívidas e em muitos casos tornam-se difíceis de serem pagas.

Invariavelmente, muitas pessoas ao perder o controle das compras e receber a fatura do cartão de crédito maior que sua renda, recorrem ao “pagamento mínimo”, porém tenham MUITO CUIDADO COM ESTA “FACILIDADE” DO PAGAMENTO MÍNIMO DA FATURA DO CARTÃO, em 10/04/2011 postei um matéria sobre este assunto “Empréstimos ou Financiamentos 5 – Faturas de Cartões de Crédito”, disponível em (https://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/post/emprestimos-ou-financiamentos-5-faturas-de-cartoes/), dependendo dos juros a dívida é eterna.

No exemplo do post editado em 10/04/2011, fiz a simulação do pagamento mínimo utilizando juros de 10% ao mês e a dívida demoraria mais de 50 anos para ser liquidada, tem um grande banco que faz uma propaganda de juros “muito especial” de 5,99% AO MÊS (parafraseando um bordão famoso “ISSO É UMA VERGONHA”), se você utilizar a estratégia do pagamento mínimo nesse banco, com certeza demorará muito tempo para pagar a fatura de seu cartão de crédito, considerando que não efetuará novas compras.

Existe uma utilização inteligente do cartão de crédito, ou seja, como instrumento de centralização de pagamentos mensais, você paga tudo por meio desse instrumento de pagamento e liquida a fatura no dia do vencimento. Fazendo esta centralização podemos ter outro benefício, utilizar o saldo da fatura para trocar por pontos em programas de “fidelidade”, tais programas permitem a troca dos pontos por produtos e serviços (a mais utilizada é a troca por passagens aéreas).

E qual a relação desses assuntos com o orçamento familiar?

Vejam, os assuntos do post da semana passada e os desta semana implicam em situações que podem desequilibrar o orçamento familiar, seja por comprarmos por impulso, ou pelo fato de gastarmos mais para adquirirmos menor quantidade de produtos e serviços, ou ainda, quando não utilizamos de forma racional o cartão de crédito.

O mais importante é praticarmos a lição básica de uma vida financeira saudável: “gastos menores que a renda”. Se não aprendermos esta 1ª lição, dificilmente teremos êxito no controle de nosso orçamento individual ou familiar.

No próximo post, apresento novo assunto.

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