Hábitos inteligentes de consumo – tenha racionalidade e identifique a melhor relação custo/benefício em suas compras !

Hábitos inteligentes de consumo – tenha racionalidade e identifique a melhor relação custo/benefício em suas compras !

Caras/os Leitoras/es,

Nos últimos anos, principalmente após a abertura econômica do País, os hábitos de consumo do brasileiro sofreram alterações, processo que tornou-se contínuo em função do maior nível de renda e estabilidade de preços.

A partir do momento que nos tornamos um mercado consumidor relevante, muitas empresas nacionais e internacionais passaram a querer vender produtos e serviços para o Brasil ou expandir suas vendas.

Ocorre que a propaganda por meio de veículos de massa (televisão, jornais, internet, redes sociais) está cada vez mais estimulando o consumo, que nem sempre é saudável, pois em muitos casos acabamos comprando itens dos quais não precisamos e dependendo da frequência que ocorre esses fatos, se associado a um descontrole da pessoa diante da situação, pode ser um indício de problemas psicológicos.

Com tanto estímulo ao consumo, quando saímos para comprar produtos e serviços em geral, devemos ficar atentos às várias armadilhas que as empresas utilizam.

Vejamos, um exemplo bastante simples, a composição do preço de venda é formada dentre outras variáveis por: matéria prima, impostos, marketing, embalagem, etc.

Atendo-se a questão da embalagem, por representar um dos componentes passíveis de serem gerenciados, o consumidor pode melhorar a relação custo benefício da compra de produtos, ou seja, produtos de limpeza, higiene pessoal, alguns gêneros alimentícios são comercializados em vários tamanhos e geralmente, as embalagens maiores propiciam a “escolha certa”.

Podemos citar alguns exemplos de compras com melhor relação custo/benefício:

  • 1)   Detergente líquido de 500 ml vendido por R$ 1,10 e na embalagem de 1 litro (duas vezes 500 ml) custando R$ 1,90. Neste caso a economia seria de aproximadamente 14% (comprando dois de 500 ml gastaria R$ 2,20 ao passo que levando um de 1 litro pagaria R$ 1,90).
  • 2)   Iogurte de 200 ml vendido por R$ 1,35 e na embalagem de 1,35 litros (6,75 vezes 200 ml) custando R$ 6,90. Neste caso a economia seria de aproximadamente 24% (comprando 6,75 de 200 ml gastaria R$ 9,11 ao passo que levando um de 1,35 litros pagaria R$ 6,90).
  • 3)   Amaciante de roupas de 500 ml vendido por R$ 1,45 e na embalagem de 5 litros (10 vezes 500 ml) custando R$ 9,90. Neste caso a economia seria de aproximadamente 32% (comprando 10 de 500 ml gastaria R$ 14,50 ao passo que levando um de 5 litros pagaria R$ 9,90).

Nesse momento que estamos com o “fantasma” da inflação nos rondando novamente, todo consumidor deve exercer seu poder de “fiscalização” e ter atitude da compra inteligente, forçando a baixa dos preços, aproveitando o clima de protesto atual, podemos também iniciar uma campanha pela redução da inflação.

No próximo post, apresento novas abordagens desse assunto.

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