A “Indústria” dos Fundos de Investimentos – 6 – Características das Modalidades Renda Fixa e Cambial

A “Indústria” dos Fundos de Investimentos – 6 – Características das Modalidades Renda Fixa e Cambial

Caras/os Leitoras/es,

Conforme site da ANBID - Associação Nacional dos Bancos de Investimento (atualmente ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, disponível no link: https://www.anbid.com.br/institucional/CalandraRedirect/?temp=5&proj=ANBID&pub=T&comp=sec_FUNDOS_DE_INVESTIMENTO&db=CalSQL2000&docid=4EBDDD76E9B84E3C83256E3000620AF9, as características de mais duas  modalidades Renda Fixa e Cambiais são:

FUNDOS DE RENDA FIXA

  • Renda Fixa (puro)

I) Fundos que buscam retorno por meio de investimentos em ativos de renda fixa (sendo aceitos títulos sintetizados através do uso de derivativos), admitindo-se estratégias que impliquem risco de juros e de índice de preços do mercado doméstico, excluem-se estratégias que impliquem exposição de moeda estrangeira ou de renda variável (ações etc.).

II) Devem manter, no mínimo, 80% de sua carteira em títulos públicos federais, ativos com baixo risco de crédito ou sintetizados, via derivativos, com registro e garantia das câmaras de compensação.

III) Admitem alavancagem (um fundo é considerado alavancado sempre que existir possibilidade - diferente de zero - de perda superior ao patrimônio do fundo, desconsiderando-se casos de default – inadimplência - nos ativos do fundo).

  • Renda Fixa Crédito Livre

I) Fundos que buscam retorno por meio de investimentos em ativos de renda fixa, podendo manter mais de 20% da sua carteira em títulos de médio e alto risco de crédito; sendo aceitos títulos sintetizados através do uso de derivativos, incluindo-se estratégias que impliquem risco de juros e de índice de preços do mercado doméstico e excluindo-se estratégias que impliquem exposição de moeda estrangeira ou de renda variável (ações etc.).

II) Admitem alavancagem (um fundo é considerado alavancado sempre que existir possibilidade - diferente de zero - de perda superior ao patrimônio do fundo, desconsiderando-se casos de default – inadimplência - nos ativos do fundo). 

  • Renda Fixa Índices

I) Fundos que buscam seguir ou superar indicadores de desempenho (benchmarks) que reflitam os movimentos de preços dos títulos de renda fixa, tais como o IMA Geral (Índice de Mercado ANBIMA) e seus subíndices, através de investimentos em ativos de renda fixa (ou títulos sintetizados através do uso de derivativos), admitindo-se estratégias que impliquem risco de juros e de índice de preços do mercado doméstico, excluindo-se estratégias que impliquem exposição de moeda estrangeira ou de renda variável (ações etc.), ou que busquem seguir ou superar as variações do CDI ou Selic.

II) Admitem alavancagem (um fundo é considerado alavancado sempre que existir possibilidade - diferente de zero - de perda superior ao patrimônio do fundo, desconsiderando-se casos de default – inadimplência - nos ativos do fundo.

FUNDOS CAMBIAIS

I) Fundos que aplicam pelo menos 80% de sua carteira em ativos - de qualquer espectro de risco de crédito - relacionados diretamente ou sintetizados, via derivativos, à moeda norte-americana ou à européia.

II) O montante não aplicado em ativos relacionados direta ou indiretamente ao dólar ou ao euro deve ser aplicado somente em títulos e operações de Renda Fixa (pré ou pós-fixadas a CDI/Selic).

III) Não admitem alavancagem (um fundo é considerado alavancado sempre que existir possibilidade - diferente de zero - de perda superior ao patrimônio do fundo, desconsiderando-se casos de default nos ativos do fundo).

Vejam, são duas modalidades muito diferentes, enquanto uma prima pela aplicação em ativos de renda fixa a outra direciona 80% para aplicação em moedas (dólar e euro).

Os fundos cambiais são muitos utilizados por pessoas que buscam proteção (hedge), ou seja, se a empresa ou pessoa física tem algum compromisso em dólar, geralmente os recursos que sobram para aplicar são direcionados a tais fundos e caso haja uma desvalorização do real (o dólar subir demais), os valores aplicados também terão valorização proporcional à dívida.

Os fundos de renda fixa são utilizados por pessoas com perfil conservador, as quais preferem saber o quanto irão receber (caso os recursos sejam aplicados em títulos pré-fixados), ou mesmo, não terão variação muito expressiva em relação à contratação quando aplicados em títulos pós-fixados (pagam geralmente a inflação mais um percentual de juros).

Os cuidados que precisamos ter ao aplicarmos em fundos de investimentos é quanto à taxa de administração (PESQUISEM AS MAIS BAIXAS DESDE QUE SEJA EM BANCO SEGURO) e analisem em que ativos financeiros são aplicados seus depósitos (OS BANCOS SÃO OBRIGADOS A FORNECER A COMPOSIÇÃO DAS CARTEIRAS DOS FUNDOS).

Na próxima semana apresento mais duas modalidades de fundos de investimentos.

Compartilhar: