IPTU, IPVA, Material Escolar, Fatura do Cartão de Crédito. Pagar à vista ou a Prazo?

IPTU, IPVA, Material Escolar, Fatura do Cartão de Crédito. Pagar à vista ou a Prazo?

Caras/os Leitoras/es,

A vida financeira de 2013 está diretamente relacionada com as decisões que serão tomadas ao longo desses dois primeiros meses, ou seja, caso você opte por implementar novos hábitos financeiros para melhor gerenciar suas contas ou continue a adotar velhos hábitos de descontrole geral.

Em 2010 editei dois posts “Possíveis causas de um desequilíbrio financeiro”, de 28/11/2010, disponível em (https://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/post/possiveis-causas-de-um-desequilibrio-financeiro/) e “Árvore de dinheiro, existe?”, 10/12/2010, disponível em (https://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/post/arvore-de-dinheiro-existe/), neles retratei algumas dicas de como vencer o desafio dos compromissos do início de ano.

Se não houver reservas para pagar à vista, como proceder?

1) IPVA - São Paulo está concedendo para 2013 os mesmos 3% de outros anos, para pagamento à vista ou sem desconto em 03 vezes (janeiro, fevereiro e março), ou ainda, sem desconto em parcela única para fevereiro;

2) IPTU – há descontos diferenciados entre as cidades, no caso de Ribeirão Preto, é concedido 10% para pagamento à vista ou sem desconto em 12 vezes (janeiro a dezembro);

Caso seja necessário utilizar empréstimos bancários, pague os impostos (IPVA/IPTU) parcelados e recorra aos empréstimos quando do vencimento das parcelas. “CORRAM” do CHEQUE ESPECIAL, os juros dessa modalidade são ALTÍSSIMOS (IMPAGÁVEIS NO LONGO PRAZO), de preferência aos empréstimos parcelados ou consignado em folha de pagamento, eles possuem juros menores.

3) Materiais Escolares – neste caso a política de desconto/parcelamento varia conforme a livraria/papelaria escolhida, o ideal é cotar preços ou fazer compra coletiva (reunindo vários pais);

Utilize ao máximo o parcelamento da livraria/papelaria, se não houver juros, caso tenha juros, compare-os com o do banco e opte pelo menor.

4) Fatura do cartão de crédito com as compras/viagens e despesas das Festas de Final de Ano;

MUITO CUIDADO COM O PAGAMENTO MÍNIMO DA FATURA DO CARTÃO, em 10/04/2011 postei um post sobre este assunto “Empréstimos ou Financiamentos 5 – Faturas de Cartões de Crédito”, disponível em (https://www.revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/post/emprestimos-ou-financiamentos-5-faturas-de-cartoes/), dependendo dos juros a dívida se torna “ETERNA”. A melhor opção é recorrer aos empréstimos parcelados ou consignados em folha de pagamento, com juros menores, para liquidar a fatura integralmente.

Veja, se você não tiver reservas para pagar à vista, o fluxo de caixa (recebimentos e pagamentos) ao longo de 2013 ficará comprometido com o  pagamento das parcelas do IPVA, IPTU, Material Escolar e Fatura do Cartão de Crédito das Festas de Final de Ano, não esquecendo dos compromissos fixos mensais (água, luz, telefone, condomínio, aluguel, supermercado, mensalidades escolares, etc.).

Para aquele que tem reservas, NÃO HÁ DÚVIDA: PAGUE Á VISTA todas as contas deste início de ano.

Particularmente em Ribeirão Preto, fomos surpreendidos com o aumento do IPTU, “DESPROVIDO DE QUALQUER RAZOABILIDADE”. Há campanhas propondo o não pagamento, acredito que não seja esse o melhor caminho, o ideal é contribuirmos com o Observatório Social de Ribeirão Preto que está sendo criado (vide matéria https://www.revide.com.br/gerais/de-olho-no-erario/). Trata-se de uma iniciativa que poderá mudar os rumos do gerenciamento das contas de nossa cidade, A POPULAÇÃO DEVE APOIAR E PARTICIPAR DESSA INICIATIVA.

No próximo post, apresento novo assunto.

Compartilhar: