No Brasil, no ano de 2017, a cada 16,9 segundos houve uma tentativa de fraude !!!
Caras(os) Leitoras(es),
A melhor forma de evitar cair em uma fraude, bancária, no cartão de crédito, compra em site, nome negativado, celular, é se precaver e ficar “sempre alerta” (lema dos escoteiros).
Alguns especialistas e empresas do ramo dão dicas e orientações, vejam o que diz a Serasa (https://www.serasaconsumidor.com.br/ensina/seu-cpf-protegido/o-que-fazer-em-caso-de-fraude/):
► “Em geral, os bandidos usam os dados pessoais das vítimas para obter crédito. No fim, além da fraude, o consumidor ainda fica com o nome negativado. O setor de telefonia tem sido o mais afetado neste ano. De janeiro a abril, 238.635 tentativas de fraude foram identificadas neste segmento. No golpe, os criminosos conseguem abrir contas de celular e comprar aparelhos, por exemplo. Com essa primeira fraude, os bandidos usam o comprovante de residência para aplicar golpes ainda maiores. Entre eles estão a abertura de contas em bancos para pegar talões de cheques e cartões de crédito, além de empréstimos.”
Mas o que fazer caso você seja a vítima da fraude?
Caso você identifique um dívida que não é sua, procure o Banco, a empresa de telefonia ou o comércio/estabelecimento em que foi registrado referida operação e esclareça que não foi você que realizou a operação, procure orientação dos órgãos de defesa do consumidor, registre um Boletim de Ocorrência (em alguns casos pode ser de maneira eletrônica). Se a dívida já tiver negativada nos órgãos de proteção ao crédito, solicite a exclusão, não surtindo efeito você pode procurar os tribunais especiais, mais conhecidos como “pequenas causas”, que em certas situações podem sentenciar as empresas a pagarem danos morais.
A Serasa recomenda que em caso de roubo ou furto de documentos, você deve fazer um alerta gratuito, basta seguir os passos do link (https://www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos/?utm_source=serasa_ensina&utm_medium=post_fraudeoquefazer&utm_campaign=perda_documentos). Ela ainda conclui; “Com esse alerta, as empresas que consultarem a Serasa serão avisadas sobre a situação. Elas vão poder solicitar mais dados ou outros documentos que comprove a identidade de quem está portando o documento.”
A Serasa também orienta que as(os) consumidoras(es) devem ficar atentas(os) com os seus dados e registros pessoais, cuidado maior com o número do seu CPF.
O que mais você pode fazer para se proteger, segundo a Serasa?
· Não perca da vista os seus documentos;
· Não informe os números dos seus documentos em sorteios e promoções de empresa que você não conhece;
· Não faça cadastro em sites que não sejam de confiança;
· Desconfie de sites que anunciam produtos com preços muito abaixo do mercado;
· Não compartilhe dados pessoais em redes sociais.
· Para ficar ainda mais protegido, você pode monitorar o seu CPF em tempo real. Com o Serasa Antifraude, você recebe alertas sempre que seu nome for consultado e na possibilidade de ser negativado.
Como última dica, a Serasa informa que tem um serviço “não gratuito” de antifraude, se vocês quiserem conhecer mais sobre o mesmo basta acessar o link (https://www.serasaconsumidor.com.br/cadastrar?lcgec=b2c_calls_internos&lcgea=cadastro-ensina&lcgel=fraude-o-que-fazer).
Na próxima semana, apresento mais informações sobre este assunto.