O universo dos Financiamentos Imobiliários – SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário)

O universo dos Financiamentos Imobiliários – SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário)

Caras/os Leitoras/es,

O financiamento imobiliário no Brasil foi uma experiência frustrante para muitas pessoas durante o período em que o País viveu a hiperinflação.

Em 1964, a Lei 4.380 de 21/08 criou um banco exclusivo para esta modalidade de financiamento, denominado Banco Nacional de Habitação (BNH), o qual foi extinto pelo Decreto Lei 2.291 no ano de 1986 e suas operações foram transferidas para a Caixa Econômica Federal (CEF).

Neste período de quase 47 anos (1964 a 2011) o Brasil atravessou várias crises, teve hiperinflação com reflexos em toda economia, inclusive, nos financiamentos imobiliários, os quais são contratados por longo período de tempo.

Atualmente, no País temos basicamente dois sistemas de financiamento imobiliário, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

Dentro do SFH também o programa governamental Minha Casa, Minha Vida – (PMCMV), subdividido em: Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU) e Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) - Redação dada pela Lei nº 12.424, de 2011 – voltados às pessoas que recebem mensalmente até R$ 4.650,00 (quatro mil, seiscentos e cinquenta reais).  

O assunto é bastante relevante e passou por várias fases ao longo dos últimos 50 anos, pelo fato do mercado imobiliário estar aquecido, meu enfoque é trazer informações sobre novos financiamentos imobiliários (habitacionais).

No próximo post, apresentarei quadro com as principais diferenças entre SFH e SFI.

Compartilhar: