
Pagar dívidas ou fazer compras com o 13º salário?
Caras/os Leitoras/es,
No final de ano sempre vem a dúvida em relação ao que fazer com o 13º salário, pagar as dívidas, aplicar as sobras ou realizar compras de natal?
Eis a questão!!!
Para subsidiar minha sugestão, apresento a seguir o gráfico com o desempenho da taxa média de juros da pessoa física, de março/2011 até novembro/2016, conforme dados do Banco Central do Brasil – BACEN:
Vejam, a taxa “média” de juros da pessoa física (todos os bancos e as principais modalidades de crédito), está no seu nível mais alto dos últimos 5 anos e meio, atingindo quase 44% ao ano. Para comparar, a Taxa Básica de Juros do BACEN – SELIC está em 14% ao ano, a poupança não atinge 10% ao ano, portanto os juros de empréstimos para pessoa física são altos demais.
Diante desse quadro de alta da taxa de juros para pessoas físicas, dos compromissos de início de ano (IPVA, IPTU, Material Escolar, Matrícula de Escolas, Cartão de Crédito do Natal, etc.), o melhor caminho a seguir é guardar parte do 13º salário, ou se você tiver dívidas, principalmente com juros iguais ou superiores aos demonstrados no gráfico acima, amortize ou quite referidos empréstimos.
Começe o ano de 2017 com o pé direito!!!
Na próxima semana, apresento novo assunto.