As palavras e as métricas das crises !

As palavras e as métricas das crises !

Caras/os Leitoras/es

O Banco Central do Brasil (BACEN) realiza, periodicamente, uma pesquisa de estabilidade financeira (PEF), em média com 55 instituições financeiras, representando 93,4% dos ativos do sistema bancário, contendo os bancos públicos, bancos privados nacionais, bancos estrangeiros e bancos privados nacionais com participação estrangeira. Um resumo das últimas três pesquisas foi publicado do Relatório de Estabilidade Financeira, v. 19, n. 1.

Segundo o BACEN: “A PEF tem como objetivo identificar e acompanhar riscos à estabilidade financeira de acordo com a percepção das entidades reguladas. A pesquisa é respondida por executivos responsáveis pelo gerenciamento estratégico de riscos dessas entidades.”

Um dado interessante divulgado é a “nuvem de palavras”, que são retiradas dos textos enviados pelas instituições financeiras, referente ao risco mais evidente indicado por elas. As palavras inseridas nas 03 pesquisas da figura a seguir referem-se a terceira pesquisa de 2019-T3 (agosto de 2019), a quarta de 2019-T4 (novembro de 2019) e a primeira de 2020- T1 (fevereiro de 2020, notem que algumas palavras perderam a importância e outras ficaram mais em foco (como exemplo o coronavírus). A metodologia de inserção das palavras está descrita no Relatório de Estabilidade Financeira, v. 19, n. 1.

Nas pesquisas de 2019, palavras como aprovação, crescimento, previdência (T3) e comercial, tensões, desaceleração (T4), perderam espaço para coronavírus (T1 de 2020). Vejam, são as palavras sinalizando os riscos da economia, como também, temos essa métrica indicando vários comportamentos nas redes sociais.

Com a expansão e o desenvolvimento da informática, dos computadores, dos smartphones, das conexões de internet, das redes sociais, a “voz dos usuários” é utilizada para medir uma série de eventos ou situações, no caso das pesquisas do BACEN, utilizam para medir os riscos da economia.

Na próxima semana, apresento outros detalhes da publicação do BACEN.

Compartilhar: