Perdi meu celular ou fui vítima de um sequestro digital, e agora?

Perdi meu celular ou fui vítima de um sequestro digital, e agora?

Caras/os Leitoras/es,

Segundo a PROTESTE (maior associação de consumidores da América Latina, contando atualmente com mais de 250 mil associados em todos estados) em sua publicação187, de fevereiro de 2019, elenca algumas dicas em caso de perda de celulares ou sequestro digital, são elas:

PERDA DE CELULARES – PREVINA-SE:

► “Anote o IMEI: Guarde o IMEI do seu celular, que é como se fosse o RG do aparelho (nº com 15 dígitos). Para descobrir esse número, digite *#06# na tela para fazer ligações. Se você perder o celular pode apresentar esse número se for abrir um boletim de ocorrência e, dessa forma, ainda vai conseguir bloquear o aparelho.

► APP de localização: Instale um APP de localização no seu celular ou utilize o serviço de localização nativo. Porém, configure todo o serviço de localização antes de utilizar o aparelho, porque, depois que o celular for perdido, não será mais possível fazer isso.

► No Android: baixe o APP “Encontro Meu Dispositivo do Google” na Google Play. Em seguida, procure por “Configurar, bloquear, e apagar” e selecione “Enviar notificação”. Quando terminar, você vai receber um SMS e depois de abri-lo, o APP será ativado.

► No IOS: é só utilizar o “Buscar Meu Iphone” um aplicativo nativo do IOS. Caso você o tenha desinstalado, é só reinstalá-lo utilizando o APP Store.

ENTENDA O SEQUESTRO DIGITAL E PREVINA-SE:

► Retiram o chip do seu celular e colocam em outro aparelho;

► Instalam o WhatsApp no outro smartphone, utilizando o seu chip para acessar o aplicativo;

► Acessam o Facebook também por meio do número do celular. Após isso, trocam a senha e descobrem o e-mail cadastrado;

► Utilizam seu número do celular para acessar o seu e-mail.

Dicas para evitar isso:

► Mantenha sempre uma senha numérica ou por digital na tela do celular. O reconhecimento facial da Apple também possui um complexo método de segurança. Evite o desbloqueio por desenho de riscos em tela ou qualquer outro muito simples, que não tenha a segurança básica desejada;

► Coloque senha no seu chip SIM (o PIN). No IPhone vá em ajustes> celular> PIN do SIM e no Android em configurar> senha e localização> bloqueio do cartão SIM. Antes de tentar qualquer senha, procure a padrão no manual do seu chip SIM e tome cuidado ao inseri-la, porque, se errar três vezes pode bloquear o chip;

► Se tiver dois aparelhos de telefone, nunca utilize o mesmo número para recuperar as senhas;

► Sempre opte pela verificação da senha em duas etapas na tela do celular mesmo estando bloqueada. Para configurar no IPhone, vá em ajustes> notificações> pré-visualizações e coloque em “quando desbloqueado”. No Android, vá em configurar> app e notificações> notificações> na tela de bloqueio e coloque em “não mostrar notificações” ou “ocultar conteúdo confidencial”;

► Ao ser roubado, ligue imediatamente para a operadora, avise sobre o roubo e peça o bloqueio do número. Envie também o código IMEI do celular, que pode ser encontrado na caixa do produto ou previamente visto no aparelho (use o código *#06#); e,

► Em caso de perda ou roubo, mude todas as suas senhas das redes sociais, e, principalmente, dos armazenamentos em nuvem e dos e-mails de cadastro do App Store ou da Play Store.

Notem, são medidas simples, mas que farão grande diferença caso vocês sejam vítimas de um roubo ou perda de celular. O melhor é prevenir-se antes de acontecer, pois além do prejuízo financeiro e da “dor de cabeça” de ficar sem celular, há outros dissabores, como as redes sociais sendo utilizadas por terceiros e agravamento dos danos financeiros em um eventual sequestro digital.

Na próxima semana, apresento novo assunto.

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