Perfil de Investidores em Previdência Privada sofreu alteração – Sexo Feminino ganha espaço !!!

Perfil de Investidores em Previdência Privada sofreu alteração – Sexo Feminino ganha espaço !!!

Caras/os Leitoras/es,

Segundo a matéria da Você S/A, disponível em: https://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/186/noticias/o-investidor-ficou-mais-jovem?page=1, o brasileiro tem contratado planos de previdência complementar cada vez mais cedo, aproximadamente 35 anos, frente os 40 anos do ano de 2008.

O público da massa dos investidores ainda tem predomínio do sexo masculino, com perfil de idade acima dos 40 anos e reside na Região Sudeste, porém a média tem caído e o sexo feminino tem aumentado sua participação.

Estas constatações são resultado de uma pesquisa realizada pela Brasilprev (previdência privada do Banco do Brasil S.A.) com 1,3 milhões de clientes.

Dentre outras constatações desse estudo, está o fato de que as mulheres passaram a investir mais em previdência privada, sendo que na Brasilprev alcançam 44% e na Bradesco Vida e Previdência (do Banco Bradesco) atingem 41%.

A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FENAPREVI) divulga, periodicamente, estudos em relação ao mercado de previdência complementar, gerido por entidades abertas ligadas a bancos e seguradoras. Um desses estudos é o “Planos de Caráter Previdenciário – Dados Estatísticos – Dezembro/2013”, disponível em: https://www.cnseg.org.br/fenaprevi/estatisticas/.

 

 O quadro acima sobre “Receita, Carteira de Investimentos e Provisões Técnicas” apresenta o crescimento da Receita de Planos nos últimos 10 anos, tendo passado de 18,7 bilhões em 2004 para 73,6 bilhões em 2013, ou seja, crescimento de mais de 290%. Já a Carteira de Investimentos saiu de 65,9 bilhões em 2004 para 374,2 bilhões em 2013, mais de 460% de crescimento, denotando que uma gama maior da população está se preocupando com o período pós-emprego (aposentadoria), principalmente agregando outra renda para complementar a aposentadoria oficial do INSS.

Outro fator que também vem sofrendo alteração ao longo dos anos é em relação ao regime de tributação escolhido pelo participante, “Progressivo” ou “Regressivo”, havendo uma preferência para o Regime de Tributação Regressivo. Estes temas foram objeto do post “Simulações de renda atualizadas!!! Imposto Progressivo ou Regressivo em planos de previdência complementar?”editado em 29/05/2011 e disponível em (https://revide.com.br/blog/valdir-domeneghetti/post/simulacoes-de-renda-atualizadas-imposto-progressiv/).

Na próxima semana, apresento novo assunto.

Compartilhar: