Pesquisa SPC Brasil e CNDL revela o que a maioria das pessoas fazem quando o orçamento é insuficiente !!!

Pesquisa SPC Brasil e CNDL revela o que a maioria das pessoas fazem quando o orçamento é insuficiente !!!

Caras/os Leitoras/es,

Outros dados da pesquisa anual realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), revela mais alguns dados do perfil do brasileiro, sobre:

O que o brasileiro faz quando o orçamento não é suficiente para quitar todos os compromissos?

Referido levantamento traz as informações referentes aos anos de 2015 e 2016. Mais dados da pesquisa está disponível em (https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas/pesquisa/2453).

Notem, a grande maioria das pessoas opta por mudar os hábitos de consumo (46,9%). Em segundo lugar, com 30,1%, recorrem aos cortes no orçamento (como gastos no supermercado, TV por assinatura, dentre outros). Em terceiro lugar, com 28,9% optam por utilizar a reserva financeira, porém de 2015 para 2016 o percentual de pessoas que recorrem a esta alternativa, caiu de 28,9% para 24,4%, podendo caracterizar um diminuição no montante de pessoas que possuem reservas.

É interessante analisar estes números e verificar que, invariavelmente, nossa situação financeira é bastante semelhante a da maioria das pessoas, sendo que medidas de contenção de gastos está na pauta de grande parte das famílias brasileiras.

No próximo post, apresento novo assunto.

Compartilhar: