Plataforma – “Consumidor.gov.br” – exerça seus direitos!!!

Plataforma – “Consumidor.gov.br” – exerça seus direitos!!!

Caras/os Leitoras/es,

A plataformaConsumidor.gov.br” é um serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, de forma administrativa, sem necessidade de recorrer à justiça.

Segundo seu site (https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1558468628067), ela é “Monitorada pela Secretaria Nacional do Consumidor - Senacon - do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade, esta ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada: atualmente, 80% das reclamações registradas no Consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 dias.”

Esta plataforma proporciona um novo tipo de relacionamento entre consumidores, fornecedores e o Estado, seguindo as seguintes diretrizes:

> Transparência e controle social são imprescindíveis à efetividade dos direitos dos consumidores;

> As informações apresentadas pelos cidadãos consumidores são estratégicas para gestão e execução de políticas públicas de defesa do consumidor;

> O acesso a informação potencializa o poder de escolha dos consumidores e contribui para o aprimoramento das relações de consumo.

O site da plataforma esclarece ainda que: “Por se tratar de um serviço provido e mantido pelo Estado, com ênfase na interatividade entre consumidores e fornecedores para redução de conflitos de consumo, a participação de empresas no Consumidor.gov.br, só é permitida àqueles que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada.”

A iniciativa da plataforma tem consonância com o artigo 4º inciso V da Lei 8.078/1990 e artigo 7º, incisos I, II e III do Decreto 7.963/2013 (Código do Consumidor).

Notem no quadro a seguir, com dados referentes ao 2º semestre de 2018, que foram  306.965 registros de ocorrências, sendo que destes 84,80% referem-se a apenas 5 segmentos: Operadoras Telefonia, Internet e TV por assinatura (127.373), Bancos, Financeiras e Administradoras de Cartão (71.921), Bancos de Dados e Cadastros de Consumidores (24.288), Comércio Eletrônico (20.922) e Transporte Aéreo (15.804):

Segmento de Mercado

C.Oeste

Norte

Nordeste

Sul

Sudeste

Total

Administradoras de Consórcios

76

25

102

104

250

557

Agências de Viagens

253

53

244

364

1173

2087

Artigos Esportivos

20

4

31

30

102

187

Bancos de Dados e Cadastros de Consumidores

2093

1260

5028

2751

13156

24288

Bancos, Financeiras e Administradoras de Cartão

7189

2790

12326

15306

34310

71921

Bares, Restaurantes, Casas Noturnas e Similares

   

1

   

1

Cartões de Descontos

3

1

2

17

62

85

Comércio Eletrônico

1582

349

2779

3056

13156

20922

Construtoras, Incorporadoras e Imobiliárias

       

1

1

Corretoras e Soc.de Seguros, Capitalização e Previdência

316

158

610

594

1440

3118

Editoras

69

40

78

55

223

465

Empresas de Intermediação de Serviços / Negócios

636

196

1083

1002

4165

7082

Empresas de Pagamento Eletrônico

243

99

526

434

1566

2868

Empresas de Recuperação de Crédito

217

95

500

416

1167

2395

Energia Elétrica, Gás, Água e Esgoto

219

51

1067

782

2269

4388

Estabelecimentos de Ensino

     

1

4

5

Fabricantes Eletroeletrônicos, Prod.de Telefonia/Informática

699

256

1493

1034

4741

8223

Fabricantes Eletro portáteis e Art.Uso Doméstico e Pessoal

30

11

54

80

330

505

Fabricantes Linha Branca

70

26

197

233

668

1194

Farmácias

17

2

12

31

73

135

Hospedagem

       

1

1

Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Outros Serviços de Saúde

1

 

3

1

6

11

Material de Construção, Acabamento e Ferramentas

1

 

1

7

6

15

Montadoras, Concessionárias e Prest.Serv. Automotivos

39

9

37

38

126

249

Móveis e Artigos de Decoração

2

 

7

41

125

175

Operadoras de Planos de Saúde e Administr.de Benefícios

170

83

341

244

1122

1960

Operadoras Telefonia, Internet e TV por assinatura

13928

4988

17379

29648

61430

127373

Perfumaria, Cosméticos e Higiene Pessoal

176

151

559

426

1123

2435

Produtos Agropecuários

1

   

2

2

5

Programas de Fidelidade

500

139

637

610

1747

3633

Provedores de Conteúdo e Outros Serviços na Internet

6

1

8

25

46

86

Supermercados

118

17

147

121

919

1322

Transporte Aéreo

2207

743

2437

2392

8025

15804

Transporte Terrestre

1

     

15

16

Varejo

319

117

402

660

1944

3442

Vestuário, Calçados e Têxteis

   

1

 

10

11

Total Geral

31201

11664

48092

60505

155503

306965

Vejam, é uma forma bastante inteligente de resolver conflitos de consumidores/fornecedores e o governo com essa iniciativa alivia a sobrecarga da justiça. Sendo que uma parceria entre Ministério da Justiça e Conselho Nacional de Justiça, assinada em 20/05/2019, prevê integração dessa plataforma 'consumidor.gov' e os processos eletrônicos, com o objetivo de reduzir custos judiciais e agilizar a solução de conflitos.

Acesse, utilize, divulgue. São iniciativas como essa que tendem a melhorar o ambiente econômico e desburocratizar o País.

Na próxima semana, apresento novo assunto.

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