Previdência – Total de Aposentados/Beneficiários e o Resultado de 2012-2013

Previdência – Total de Aposentados/Beneficiários e o Resultado de 2012-2013

Caras/os Leitoras/es, 

Recentemente o governo federal divulgou mais um boletim com o resultado do regime geral de previdência socialRGPS, disponível em: https://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=473.

Percebe-se no quadro abaixo que de dezembro de 2003 a junho de 2013 (quase 10 anos) o número de benefícios previdenciários e acidentários, inclusive programas sociais como bolsa família, saltou de 19,5 milhões para 26,4 milhões, ou seja, aumento de 35,5%.

A pergunta que fica é: Será que a concessão de benefícios sociais sem a contrapartida de arrecadação é sustentável? 

O quadro abaixo mostra o resultado do RGPS acumulado em 12 meses (junho/12 a junho/2013), com déficit (resultado negativo) de 48,8 bilhões.

Esse assunto gera discussões acaloradas, pois o regime geral de previdência social – RGPS engloba muitos benefícios sociais, tanto daqueles que contribuíram a vida inteira para ter uma aposentadoria, quanto de pessoas que recebem um benefício sem ter contribuído (aposentadorias rurais e programas sociais como o bolsa família). 

A forma de arrecadação e pagamento do sistema previdenciário oficial, pelo regime de caixa (arrecada em um mês e paga os benefícios do mês seguinte), impede de haver uma separação desses programas, aqueles que contribuíram para receber, daqueles que são beneficiários de programas sociais (sem contribuição). 

No próximo post, apresento novas abordagens desse assunto.

Compartilhar: